Friagem: Termômetros marcaram recorde de 5,8°C em Brasiléia e Epitaciolândia

Por Wanglézio Braga

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou em seus aparelhos mais um recorde na temperatura no Acre que chegou nessa segunda-feira (05), a 5,8°C. As cidades de Epitaciolândia e Brasiléia foram as mais frias do dia. Já na capital, Rio Branco, nos últimos seis anos, registrou a menor temperatura: 9,2°C.

“Assim, o Acre mantém na liderança absoluta como sendo o estado mais frio da Amazônia, pois é a porta de entrada dos fortes ventos de origem polar que ocorrem no inverno. No Amazonas, a cidade de Boca do Acre liderou, com 9,6ºC. Até a cidade de São Gabriel da Cachoeira, situada na linha do equador, esfriou, com havíamos previsto e anunciado, com mínima de 18,9ºC, nesta segunda-feira”, disse o pesquisador David Friale.

O pesquisador disponibilizou em seu site, a relação das menores temperaturas registradas nas últimas 48 horas no Acre, no Amazonas e em Rondônia, conforme as estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia: 6,0ºC, no Parque Estadual do Chandless; 9,2ºC, em Rio Branco; 9,5ºC, em Feijó; 11,4ºC, em Tarauacá; 13,1ºC, em Porto Walter; 14,7ºC, em Cruzeiro do Sul e em Marechal Thaumaturgo.

O pesquisador alertou sobre a baixa umidade relativa do ar. No Acre, no último domingo (04) foram registrados os menores valores dos últimos anos, com 15%, em Brasileia, em Epitaciolândia e em Santa Rosa do Purus, e 19%, em Rio Branco. “Atenção para a alta probabilidade de os percentuais ficarem inferiores a 12%, principalmente, no Acre”, disse.

Ele lembra que nestas condições, será caracterizado o estado de emergência para a saúde humana, quando as pessoas deverão tomar o máximo de cuidado com a saúde, ingerindo muito líquido, mesmo sem estar com sede, e evitando esforços físicos e ficar exposto ao Sol sem a devida proteção.

FRIAGEM PERDE FORÇA

A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) informa que nesta terça-feira (06) a massa de ar polar começa a perder força e as temperaturas voltam a subir no Acre. A previsão é de um dia ensolarado em todo o Estado, com céu variando de claro a parcialmente nublado e não há previsão de chuva. O calor reaparece em todas as regiões acreanas, mas ainda faz frio durante a noite e madrugada.