O Rio Branco

Hoje é 20 de Agosto de 2018

Acre

Vila Campinas recebe ambulância para o Samu

02 de Agosto de 2018 às 17:29:22

Para atender a demanda da comunidade de Vila Campinas (cerca de 60 km da capital Rio Branco), foi entregue na última quarta-feira, 1, uma ambulância que vai agilizar o transporte de pacientes que necessitem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Com a aquisição do veículo, o tempo de espera para atendimento é reduzido, tendo em vista que não será necessário o deslocamento de veículos de Rio Branco ou de outros municípios para a localidade.

A ambulância, equipada para garantir todas as condições de atendimento em casos de urgência e emergência, representa um investimento de R$ 220 mil.

De acordo com Luciete Fernandes, gerente administrativa da Unidade Mista Ana Nery em Vila Campinas, a ambulância que havia na unidade tinha muito tempo de uso e sempre precisava de manutenção. "Quando o Samu era acionado, recorríamos a Acrelândia, Senador Guiomard ou Plácido de Castro para o transporte das vítimas até a capital ou até a própria unidade de acordo com a necessidade do usuário”, explica.

Com uma população aproximada de oito mil habitantes, na região da Vila Campinas, às margens da BR-364, é muito comum a ocorrência de acidentes e também é cercada ramais, o que dificulta o trabalho de assistência e locomoção das vítimas. Deste modo, o ganho de uma ambulância para a localidade garante uma melhor assistência para os moradores da região.

“Estamos aqui fazendo a entrega dessas ambulâncias adquiridas em um esforço muito grande do nosso governador Tião Viana. Já é uma característica ir até as unidades de saúde do interior conhecer a realidade de perto, e quando é para fazer um investimento importante, como é uma ambulância, melhor ainda”, destaca Rui Arruda, secretário de Estado de Saúde.

Outros municípios

Nesta semana, o governador Tião Viana entregou quatro novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), resultado de um convênio de sete que simbolizam um investimento de R$ 1,5 milhão dos cofres do Estado.

O governador chegou, assim, à marca de 54 novos veículos entregues em toda sua gestão – de 2011 a 2018 -, presentes em todos os municípios do Acre.

Além da Vila Campinas, as novas ambulâncias serão enviadas a Brasileia, Manoel Urbano e uma à Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco.

Segundo a coordenadora do Samu no Acre, Lúcia Carlos, que está à frente do serviço há 15 anos, cerca de 300 profissionais em todo o estado fazem parte do atendimento de emergência, entre médicos, motoristas, telefonistas e técnicos.

“O desenvolvimento do Samu é histórico aqui no Acre. Renovamos nossa frota em quase 100%. Só este ano já são 17 viaturas. É um esforço muito grande para manter este serviço na rua, porque ele não é só veículos, mas pessoas. E isso nos deixa muito felizes, por saber que estamos atendendo a população”, explica Lúcia.

 

 




Compartilhar