sncAcre2-22-07-2011
 
 
 
 
Você está aqui: Colunistas Antonio Muniz A origem da Corrupção
 
 

A origem da Corrupção

E-mail Imprimir PDF

A Austrália que foi colônia penal do império britânico, não possui índices de corrupção superiores aos de outras nações, pelo contrário.

O Brasil não é nem mais nem menos corrupto que o Japão, que a cada dois anos tem um ministro que renuncia diante de denúncias de corrupção. Somos, sim, um país onde a corrupção, pública é detectada somente quando chega a milhões de dólares e porque um irmão, um genro, um jornalista ou alguém botou a boca no trombone, não por um processo sistemático de auditoria. As nações com menor índice de corrupção são as que têm o maior número de auditores e fiscais formados e treinados.

A Dinamarca e a Holanda possuem 100 auditores por 100 mil habitantes. Nos países efetivamente auditados, a corrupção é detectada no nascedouro ou quando ainda é pequena. Resistir no início é melhor do que no final.  O Brasil, país com um dos mais elevados índices de corrupção, segundo o World Economic Forum, tem somente oito auditores por 100 mil habitantes, 12,8mil auditores no total. Se quisermos os mesmos níveis de lisura da Dinamarca e da Holanda precisaremos formar e treinar 160 mil auditores.

Durante os anos de ditadura, quando a liberdade de imprensa e a auditoria não eram prioridade, as verbas da educação foram redirecionadas para outros cursos. Como consequência, aqui temos doze economistas formados para cada auditor, enquanto nos Estados Unidos existem doze auditores para cada economista formado. Para eliminar a corrupção teremos de redirecionar rapidamente as verbas de volta ao seu devido destino, para que sejamos uma nação que não precise depender de dedos duros ou genros que botam a boca no trombone, e sim de profissionais competentes com uma ética profissional elaborada.

Países avançados colocam seus auditores num pedestal de respeitabilidade e de reconhecimento público que garante a sua honestidade.  Como exemplo, podemos citar a Inglaterra e os Estados Unidos. Bons salários e valorização social são os requisitos básicos para todo sistema funcionar, mas no Brasil estamos pagando e falando mal de nossos fiscais e auditores existentes e nem ao menos treinamos nossos futuros auditores. Nos últimos nove anos, os salários de nossos auditores públicos e fiscais têm sido congelados e seus quadros, reduzidos - uma das razões do crescimento da corrupção. Portanto, o Brasil não é um país corrupto. É apenas um país pouco auditado.

História

Novo livro do ex-deputado Luiz Garcia, que será lançado nos próximos dias, mostra mais fatos históricos do Poder Legislativo Estadual. Ninguém conhece mais sobre a história da Aleac que Garcia.

Marido e mulher

Garcia apresenta a relação completa dos casais que exerceram ou exercem cargos no legislativo ou no executivo, entre estes Narciso e Célia Mendes; Edvaldo e Perpétua.

Irmãos

O livro também apresenta nomes de irmãos que conquistaram mandato eletivo no executivo ou no legislativo.  Cita como destaque os irmãos Santiago e Jorge e Tião Viana.

Pais e filhos

Raimundo Melo, Wildy Viana, Edmundo Pinto, Geraldo Maia, entre outros políticos que tiveram seus ideais levados adiante pelos filhos. Vale lembrar que os filhos não foram tão bem quanto os pais.

Nenhum

A história política do Acre não registra nenhum nome que tenha exercido todos os cargos. Jorge Kalume, Nabor Junior, Flaviano Melo, Jorge e Tião Viana exerceram os cargos mais importantes.

Incompletos

Kalume não foi vereador nem deputado estadual; Nabor não foi vereador nem prefeito; Flaviano não foi vereador nem deputado estadual; Jorge não foi vereador nem deputado; Tião não foi vereador, prefeito nem deputado.

Liberal

Em novembro de 1990, o PL, Partido Liberal, hoje PR, elegeu dois deputados estaduais: Luiz Garcia e Luiz Saraiva. O partido era tão liberal que Garcia era o líder do governo e Saraiva liderava a oposição.

O melhor

Ao longo dos quase 50 de história, a Assembléia Legislativa do Acre já teve excelentes oradores, mas Edmundo Pinto é tido como o melhor entre os melhores. Quem chegou mais próximo foi Luiz Garcia.

História

Sérgio Petecão entrou para a história da Assembléia Legislativa por ter sido o primeiro presidente a se reeleger. Ronald Polanco também entra como primeiro-secretário.

Difícil

Dificilmente algum deputado conseguirá quebrar o recorde de Petecão. Ele passou oito anos na presidência da Assembléia Legislativa.  Vale lembrar que três das quatro eleições foram ilegais e imorais.

Presidente nacional do PT, Rui Falcão prestigiou ontem o “Seminário Estadual” do partido abordando o tema: “O Brasil de Hoje e suas Perspectivas”. O evento foi realizado no auditório da Secretaria Estadual de Educação, reunindo as principais lideranças petistas.  O PT analisa os avanços obtidos em oito anos do governo Lula da Silva e traça metas para serem alcançadas no governo Dilma Rousseff. O presidente petista aposta no sucesso do governo Tião Viana e nos demais governadores do partido.

PANORÂMICAS

# Artigo assinado pelo deputado federal Márcio Bittar, prova seu amor ao PSDB, seu novo partido.
# Pelo amor explicitado, Márcio não fará com os tucanos o mesmo que fez com PMDB e PPS.
# Eleito pelo PMDB, em 98, o partido ficou sabendo de sua saída pelos jornais.
# Praticamente o mesmo procedimento foi usado ao trocar o PPS pelo PSDB.
# O maior problema da política brasileira é que os políticos não respeitam os partidos.
# Muitos trocam de partido assim como trocam de roupas.
# O problema maior é que quando alguém leva partido a sério, acaba sendo podado.
# Fernando Melo e Rodrigo Pinto podem ser citados como exemplo.
# Pouco ou quase nada muda no PSDB. O deputado federal Sérgio Guerra (PE) continua na presidência.
# Nossa solidariedade ao gerente de Pessoal do Complexo de Comunicação O RIO BRANCO, Francisco Faustino, que fora seqüestrado na madrugada de ontem.
# Na semana em que aprovaram o novo Código Florestal, três sindicalistas rurais foram assassinados - dois no Pará e um em Rondônia.

 

 




Veja também:


Comentários  

 
0 # 01.06.2011 16:46
Filho Bastardo do dep. Walter Prado de 13 Anos estava
dirigindo o Carro da Dep. Antonia Lucia, Cadê a CIATRAN.
Responder | Responder com citação | Citação
 
 
0 # Roberto Parra 14.02.2012 10:04
Antônio Muniz, o repórter que sabe o que diz.
Como anda as coisas aí pelo bom e velho Acre de guerra?
Abraços a todos aí do jornal.
Roberto Parra
Responder | Responder com citação | Citação
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
 
 
 
 
 
  • Opinião


Foto Antonio MunizAntonio Muniz

Panorama

Foto Stalin MeloStalin Melo

Bastidores

Foto Narciso MendesNarciso Mendes

Artigos