O Rio Branco

Hoje é 13 de Novembro de 2018

Senador

Por

16 de Dezembro de 2017 às 09:42:00

Por Márcio Nunes

Indecisão

Lideranças da oposição precisa e devem acabar com esse festival de indiscrições. Um dia, o doutor Eduardo Velloso é apresentado como pré-candidato a vice. No outro, afirmam que nada está definido.

Otimismo

Empresários estão mais otimistas quanto às vendas de Natal, segundo dados do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac). Enquanto em 2016, por mais de 30% de 10 lojistas se mostravam esperançosos com as comercializações da data; em 2017, o número subiu para 70%.

Minoria

O estudo foi realizado junto a 255 empresas entre os dias 28 de novembro e 5 de dezembro.De acordo com o levantamento, dos 11% dos entrevistados que se mostraram pessimistas quanto ao movimento de vendas no ano passado, apenas 5% continuaram com expectativa negativa. Ou seja, a minoria.

Mais motivação

Além disso, para 55% do empresariado local, a população tem se mostrado mais motivada para os gastos; enquanto 20% admitiram a existência de clientes interessados em vendas, porém tímidos; 14%, que os consumidores estariam desmotivados e; para 7%, inibidos ou em má situação financeira.

No mesmo nível

Dentre os demais empresários pesquisados, 51% são unânimes em responder que as vendas para o período natalino devem permanecer nos níveis das comercializações realizadas no Natal passado, isto é, devem ser relativamente iguais.

Média salarial

Os dados mostram que 77% da população de Rio Branco deve receber 13º salário no mês de dezembro em valor médio equivalente a um salário mínimo. Mais de 20%, valor médio abaixo de dois salários mínimos. Apenas 3% dos consumidores receberão mais que dois salários mínimos.

Endividamento

O levantamento aborda também o quanto a população economicamente ocupada de Rio Branco recebe, e constata que 80% ganha, mensalmente, até três salários mínimos. Mais da metade tem vínculo empregatício e 75% têm dividas.

Mudança na Semeia

A nova secretária municipal de Meio Ambiente é a advogada Paola Daniel. Ela assume a Semeia na vaga deixada por Aberson Carvalho, que assumi, semana passada, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

Cargos do PDT

Aberson e Paola ocupam cargos indicados pelo PDT, do ex-deputado José Luiz Tchê, presidente regional do partido. Paola exerceu o cargo de diretora administrativa e financeira da Semeia, coordenou o setor de planejamento do órgão e foi assessora jurídica da Secretaria de Habitação.

Refugou

Vereadora Elzinha Mendonça (PDT) chegou a ser convidada para chefiar a Semeia, mas depois de avaliar com seu grupo político achou melhor continuar na Câmara de Rio Branco a ter dor de cabeça no setor e correr rico de sofrer desgaste.

Fortalecido

Comandado por Luiz Tchê, o PDT se fortalece no governo na prefeitura, por meio de uma articulação com o PT. O partido emplacou o vice Emylson Farias, comanda agora o Iapen e continua controlando a Semeia, além de outros setores em que o partido se distribui.

Ritmo acelerado

O senador Sergio Petecão e sua equipe de trabalho traçam estratégias para fortalecer seu nome para o senado. Petecão não perde tempo, trabalha em ritmo acelerado para sair vitorioso das urnas em 2018.

Estrategista

Senador Petecão é um político estrategista, trabalha diuturnamente, seja na cidade ou na zona rural. Aos que pensam ser tarefa fácil derrotá-lo, um aviso: é bom que mude o pensamento e no mínimo tentem fazer igual a ele, corram atrás de votos e mostrem serviço.

Em crise

Prefeitos do interior do estado estão sofrendo para manter o mínimo dos serviços prestados aos munícipes. Muitos dos atuais prefeitos já não aparecem mais todos os dias em andanças pela cidade.

Escondidos

Tem prefeito de município vizinho a Rio Branco se escondendo até mesmo dos seus partidários. Líder de partido andava reclamando semana passada que o prefeito não atende sequer uma ligação sua.

Senador

A cúpula do partido Rede Sustentabilidade definiu o reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), professor-doutor Minoru Kimpara, como o seu candidato ao Senado, em 2018. Ele viverá sua primeira experiência no cenário político- partidária, como candidato.

Empolgado

Convidado pela ex-senadora Marina Silva, principal dirigente nacional do partido, Kimpara, tem mandato como reitor até 2020, mas está propenso a encarar este desafio político de disputar uma vaga ao Senado. Sua filiação acontece na próxima terça-feira, dia 19.

 

 

 

 

 

 



Confira os Últimos Artigos


Compartilhar