Colunistas

Agora o ano, enfim, começa pra valer!

Dizem que, no Brasil, o ano só começa pra valor após o Carnaval. Pois bem, a folia passou, a tradicional enchente não chegou e o ano,  agora, começa de verdade. Como estamos em período pré-eleitoral, os dirigentes partidários e os pretensos candidatos deverão trabalhar mais.

A prefeita Socorro Neri (PSB) mantém equipes em vários locais mais críticos de Rio Branco para evitar que o período chuvoso prejudique nossa malha viária, seja na zona urbana ou na rural. Provavelmente no fim de março ou início de abril, a prefeita deverá lançar a Operação Verão, na cidade e no campo.       

      A prefeita, apesar de ser bem lembrada nas consultas populares, tanto que lidera as pesquisas espontâneas,  ainda não oficializou sua pré-candidatura à reeleição, mas deverá fazer isso nos próximos dias. Os partidos aliados exigem pressa na decisão para caírem em campo em busca de apoio e fortalecer o grupo  que defenderá a reeleição de Socorro Neri.

Enquanto isso, o governador Gladson Cameli (PP), que no fim do ano passado, anunciou investimentos na ordem de R$ 1 bilhão, deverá começar a licitar pacote de obras nos próximos dias, tanto na capital, quanto o interior e corresponder a expectativa da população.

Gladson tem dito que não abre mão de eleger um aliado como prefeito de Rio Branco. No entanto, não apresentou seu candidato. Há quem afirme que ele apoiará o candidato do PSDB, o ex-petista Minoru Kinpara, que foi candidato ao Senado, em 2018, pela Rede de Marina Silva.

Internamente, o PP força a barra para ter candidato. O partido já tem dois nomes se articulando: o secretário de Assuntos Extraordinários, engenheiro civil Tiago Caetano e diretor do Idaf, advogado Luziel Carvalho. Na semana passada, o deputado José Bestene admitiu ser pré-candidato, mas oficialmente, não se apresentou.

Ultimato

Governador Gladson Cameli (PP) deu ultimato aos que ocupam cargos na gestão estadual e são pré-candidatos a prefeito ou a vereador. Eles têm até o fim de sexta-feira para pedirem, formalmente, exoneração.

Até seis meses

A legislação eleitoral, prevê prazo de três  a seis meses para servidores público e cargo em comissão,  mas o governador quer antecipar a saída dos pré-candidatos para evitar o que ele chama e "politicagem".

Bestene

Deputado José Bestene deverá laçar sua pré-candidatura à Prefeitura de Rio Branco. Assim, teremos três nomes no Progressista, já que Thiago Caetano e Luziel Carvalho estão em pré-campanha há mais de três meses.

Boa lembrança

Na pesquisa espontânea do Instituto Real Big Data, divulgada semana passada, a prefeita Socorro Neri (PSB) aparece em primeiro lugar. E olha que ela ainda não confirmou, oficialmente, sua pré-candidatura à reeleição.

Diferença grande

Em Cruzeiro do Sul, a pesquisa Big Data coloca o jovem advogado Fagner Sales (MDB) na frente do prefeito Ilderlei Cordeiro (PP) na disputa eleitoral. Tanta na estimulada, quanto na espontânea, Fagner tem grande vantagem sobe Ilderlei.

Desavisados

Alguns cientistas políticos precisam se atualizar sobre o cenário político do Acre.  Eles afirmam que a hora que os adversários explorarem o fato de Fagner ser teleguiado pelo pai, o ex-deputado e prefeito Vagner Sales, o jovem cairá nas pesquisas.

Influência

Sem menosprezar Fagner Sales, ele mesmo sabe que só lidere as pesquisas justamente por filho de Vagner Sales, a maior liderança política do Vale do Juruá.  Ilderlei vai ter que lutar muito contra a influência de Vagner Sales.

Indeciso

O Podemos inaugurou nova sede, no centro de Rio Branco, apresentou nova direção municipal e  decidiu não lançar candidato a prefeito. Mas o partido ainda encontra-se indeciso em relação ao candidato que vai apoiar na disputa pela prefeitura.

Preferencial

A única convidada a prestigiar a festa de inauguração da nova sede do Podemos, na sexta-feira de carnaval, foi a prefeita Socorro Neri. Por isso, ele pode ter preferencia da maioria nas  discussões sobre apoia de candidatura majoritária.

Três opções

Se não conseguir se acertar com a prefeita Socorro Neri (PSB), o senador Sérgio Petecão poderá apoiar a candidatura do deputado Roberto Duarte Junior (MDB) ou a do deputado José Bestene (PP), na disputa pela Prefeitura de Rio Branco.

Muito parecido

O método adotado pela direção regional do PL é muito parecido com o do PSD. O PL conversa, ao mesmo tempo, com o MDB,  PSL e  Avante. Empolgado, o Avante vai apostar as cartas no potencial do ovem advogado Sânderson Moura.

Acabou o medo

Alguns empresários de diversos setores da nossa economia estão dispostos a serem candidatos este ano. Uns a prefeito e outros a vereador. Em anos anteriores, quando o PT ditava as normas, os empresários tinham medo de falar em política.

# Prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB) e o senador Sérgio Petecão (PSD) conversaram algumas vezes durante o Carnaval-2020. Nesta foto, também estavam juntos com Socorro e Petecão, a vice-presidente da Câmara de Rio Branco, vereadora Lene Petecão (PSD) e o Rei Momo-2020.  Ainda existe a possibilidade de Petecão apoiar a reeleição da prefeita Socorro Neri. Segundo o próprio Petecão, tudo ainda pode acontecer.

PANORÂMICAS

# Bloco Unidos do Fuxico venceu a disputa no Carnaval-2020 e conquistou o bicampeonato com Justiça.

# O segundo lugar ficou com o Sambase e o terceiro com Seis é Demais.

# O campeão adotou o samba-enredo “Façam suas apostas. A sorte está lançada!”.

# A aposta deu certo, o Fuxico levou sorte e conquistou o bicampeonato.

# Nos fez lembrar o teme adotado pela Escola de Samba Mocidade, em 1987, que usou o samba-enredo: “O jogo da vida”.

# Os desfiles já foram realizados na avenida Getúlio Vargas, avenida Ceará, Amadeo Barbosa e Calçadão da Gameleira.

# Este ano, a festa foi realizada na avenida Epaminondas Jácome.

# A realização dos bailes de Carnaval Popular no espaço do Novo Mercado Velho deu certo.

# A área é ampla ventilada e de fácil acesso aos que moram nos dois distritos de Rio Branco.

# A ideia dos bailes de carnaval nos bairros também deu certo, mas seus promotores precisam melhorar o repertório no próximo ano.

# Muitos não tocaram músicas carnavalescas. Nem mesmo samba-enredo.    

# Deputados José Bestene (PP) e Neném Almeida (PSD) também participaram da folia no famoso Bloco Boi Cagão, do senador Sérgio Petecão.

# Um bom dia à prefeita Socorro Neri, que deu apoio aos blocos, promoveu o carnaval popular e seu esforço foi reconhecido pela maioria.

Artigos Publicados

Governador defende menos burocracia na Suframa