Colunistas

Governador defende menos burocracia na Suframa

Antonio Muniz

Governador Gladson Cameli (PP) defendeu nesta quinta-feira (20), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) durante a reunião do Conselho de Administração do órgão em Manaus (AM). “O sucesso da Zona Franca é o sucesso do Acre”, disse o governador acreano.

Cameli voltou a defender menos burocracia  e discursos para sermos mais práticos e  objetivos na elaboração, liberação e execução de projetos que visam o crescimento econômica da Região Amazônica. O governador afirmou ter feito o mesmo alerta ao ministro da Economia, Paulo Guedes, quando esteve em reunião com este, no início do mês, em Brasília (DF).  

Gladson quer a Suframa cumprindo seu papel no sentido de promovendo a abertura de postos de trabalho na região.  Claro que a geração de emprego nos melhora as condições de vida das pessoas, garantindo mais saúde, mais educação e mais emprego. Além de combater, naturalmente, a violência e criminalidade.

Quanto ao corredor que liga o Brasil, por meio do Acre, aos Portos do Pacífico, o governador acreano afirmou que a infraestrutura está pronta. Temos aí a ponte do Rio Madeira, última obra que precisa ser concluída para fazer essa ligação. Os governadores, segundo Cameli, estão muito unidos nesse sentido, mas isso só não é o suficiente. O governo federal, segundo ele, precisa tratar a questão como prioridade.

Desmandos

Governo do Acre tem três aeronaves - dois helicópteros e um avião e nenhum, no momento, está em condições de uso.  O único que esta tremenda casos emergenciais foi danificado, após tremenda lambanças de seus responsáveis.

Intromissão

Senador Marcio Bittar (MDB-AC) é contra o projeto 204/2017, apresentado pelo senador Ciro Nogueira (PP), determinando o término da fabricação de veículos a diesel e a gasolina a partir de 2030. Segundo Bittar, trata-se de intromissão direta do poder público na iniciativa provada.

Mentira global

Márcio Bittar classifica a atitude do senador progressista como uma ‘medida violenta’, Bittar afirmou ainda que a ideia se baseia na mentira amplamente propalada sobre o aquecimento global.

Contra o pacto

A proposta, segundo Bittar, atenta também contra  Novo Pacto Federativo, do qual ele é relator no Senado, já que a proposta prevê,  a distribuição de R$ 500 bilhões aos estados – parte dos quais têm origem na comercialização de combustíveis fósseis.

Pode causar colapso

Segundo Marcio Bittar, o projeto de lei tem potencial para causar o colapso de toda cadeia produtiva do petróleo, que envolve milhões de empregos diretos e indiretos, assim como a geração de bilhões de reais em impostos.

Mais desmatamento

Bittar apontou o aspecto ‘irônico’ da proposta de Ciro Nogueira, já que a imposição de se acabar com os veículos a gasolina e a diesel demandaria uma produção de biocombustíveis em escala industrial, resultando em maia desarmamento.

Problema energético

O senador acreano acrescentou que a medida “geraria mais por demanda de energia em um país com sérios problemas de produção e distribuição de energia elétrica”. Ciro Nogueira não pensou nada disso antes de apresentar  a proposta.

New emedebista

Após atuar há mais de dois anos como vereador sem partido, Emerson Jarude, assina documento de filiação ao MDB.  A decisão foi tomada após diálogos intensos com a população, apoiadores e líderes partidários. O convite foi feito pelo atual deputado Roberto Duarte, ex-colega de Jarude, na Câmara de Rio Branco.

Independência

“O MDB foi o partido que me garantiu voz e voto. A minha postura independente já é conhecida, e fui convidado para compor o partido sob essas condições. Não possuo cargos nem na Prefeitura e no Governo e vamos manter a mesma linha de atuação”, afirma Jarude.

# Amado Batista divulga DVD comemorativo aos 44 anos de carreira

Em entrevista ao programa Boa Noite Rio Branco, nesta quinta-feira, na TV Rio Branco, o cantor e compositor Amado Batista afirmou que sente-se realizado, tanto do ponto de vista profissional, quanto financeiro.  Ele não veio a Acre cumprir agende shows, mas para divulgar seu novo trabalho nas emissoras de rádio e TV.

Goiano de Catalão, terceira maior cidade de Goiás, Amado Batista comemora seus 44 anos de carreira com a gravação de um CD-DVD e aproveita para apresentar aos seus fãs e amigos, o filho Rick, que em apenas dez meses de carreira profissional, já conquistou o publico com suas canções românticas. Quem não assistiu a entrevista pode conferir no portal www.oriobranco.net/boanoiteriobranco.

PANORÂMICAS

# Ao demitir o irmão do vice-governador Wherles Rocha (PSDB), o governador Gladson Cameli (PP) apenas confirmou o que muitos andam falando.

# O clima entre Gladson e Rocha não é mais o mesmo faz algum tempo.

# na verdade, ante mesmo da posse ouve problemas entre os dois no processo de formação da equipe governamental.

# Lembra que em dezembro de 2018, o governador adiou a apresentação da equipe?

# Pois é, dizem que a pré-candidatura do professor Minoru Kinpara também se tornou um probleminha entre Cameli e Rocha.

# Segundo informações, o quadro se agravou depois que o governador convidou Tião Bocalom para compor o governo.

# Bocalom, que estava abandonado pelo grupo que venceu a eleição, foi convidado a assumir a presidência da falida Emater-Acre.

# Ainda segundo informações, ele veio para se projetar como pré-candidato à Prefeitura de Rio Branco, provavelmente, pelo PP.

# O ex-senador Jorge Viana (PT) afirmou que o governo Gladson Cameli é uma bagunça.

# Bagunça mesmo existe no Ceará e no Rio Grande do Norte, estados administrados pelos correligionários de Viana.

# Eu já sabia que Cid Gomes, irmão do cangaceiro do Ceará, era arrogante e prepotente. Mas ele também é maluco.

# Quem tem juízo não usa tratou para passar por cima de vários policiais armados.

# Deus livramento ao senador desequilibrado,  o livramento. No entanto, ele não pode e nem deve abusar.

# Deputado Fagner Calegário foi o convidado especial do programa “Jornal- 93”, na manhã desta sexta-feira, na Rádio Gazeta-FM 93.3.

# Galegário foi entrevistado por este colunista e o apresentador do programa, jornalista Frank Vidal.

# Já tem integrante do Novo Conselho Politico malhando o governador. Que coisa feia!

# Um bom Carnaval aos que gostam de folia e excelente retiro espiritual aos que não gostam. 

Artigos Publicados

Agora o ano, enfim, começa pra valer!