Colunistas

Pequisa revela queda de popularidade do governo progressista

A desaprovação dos acreanos para com o governo Gladson Cameli (PP) aumentou, segundo dados da  pesquisa do Instituto Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira, pela TV Gazeta vitória de Gladson ao governo do Acre. A queda da popularidade da gestão Cameli, segundo analistas,  é comprovada pelo percentual de satisfação com o mandato do governador, onde 35% dos votos acham a gestão de Gladson ruim ou péssima.

Apenas 27% dos entrevistados consideram o atual governo como ótimo ou bom e 36% acham a gestão regular. Não souberam ou não responderam representam 2% dos entrevistados. A pesquisa está registrada sob o número 06953/2020 e ocorreu no período de 12 a 13 de fevereiro de 2020, ouvindo 800 pessoas. A margem de erro é de 4,0 pontos e o nível de confiança é de 95%.

Outro ponta que indica queda de popularidade do governador é o percentual de transferência de votos. Perguntados se votaria em um candidato apoiado pelo governador, a maioria dos eleitores participantes da pesquisa, 49%, disseram que não. 40% responderam que sim, votariam num candidato apoiado por Cameli. Não souberam ou não responderam representam 11%.

A pesquisa também apurou o desempenho do governo Gladson nas áreas da saúde, transporte, asfalto, emprego e renda, educação, iluminação e limpeza, na visão dos eleitores. Quanto à saúde, 31% acham que piorou a situação, 22% consideram que o governo melhorou a saúde. 39% acham que permaneceu igual e 8% não souberam ou não responderam.

Na educação, 17% dos votos disseram que a atual gestão piorou a situação. 30% dos eleitores acham que melhorou e 44% consideram que a educação permanece igual. Não souberam ou não responderam somam 9 %.Claro que pesquisa é apenas u, referencial teórico, nem sempre traduz a verdade, mas o governo precisa e deve ficar atento mudar a foram de governar. Se deixar como está, a tendência é piorar.

Transporte
Na área do transporte, 18 % dos entrevistados acham que a gestão melhorou a situação. 35% considera que permaneceu igual à gestão anterior e 35% disseram que a situação está pior. Não souberam ou não responderam representam 12%.

Iluminação
Quanto à iluminação pública, 38% dos participantes responderam que a situação piorou. 30% acredita que melhorou a iluminação nas ruas e 29% acredita que permanece igual. Não souberam ou não responderam somam 3%.

Asfalto
Questionados sobre a situação de asfaltos, 56% do eleitorado entrevistado respondeu que piorou. 24% acredita que melhorou e 18% acha que a situação permanece igual. Não souberam ou não respondera somam 2%.

Limpeza
Com relação à limpeza da cidade, 37% dos entrevistados disseram que a situação melhorou. 44% acha que permanece igual e 17% responderam que a situação de limpeza piorou. Não souberam ou não responderam: 2%.

Emprego
Por fim, na área de emprego e renda, 43% dos entrevistados disseram que a situação piorou. Apenas 9% acha que melhorou e 32% acredita que a situação não alterou, permanece igual. Não souberam ou não responderam somam 16%.

Propina
Deputado Fagner Calegário (PL) fez  grave acusação contra o governo estadual, na sessão desta terça-feira, na tribuna da Aleac. Segundo ele, tem gente cobrando propina em nome do governo.

Sem provas
O deputado liberal não apresentou provas de suas acusações. Mas afirmou que se for provocado por alguém do governo apresentará as provas na polícia. Segundo o deputado, o valor cobrado seria de 20%. 

Perdido no tempo
Ano passado, o mesmo deputado Calegário acusou o governo de interferência politica nas empresas terceirizadas. Agora apresenta acusação e cobrança de propina. Alguém precisa avisar ao deputado que o governo  mudou. Isso era corriqueiro nos governos da FPA, por onde ele foi eleito.

Importações
Os produtos mais importados em janeiro estão: pneus e outros pneumáticos (30,8%); sulfatos (30,5%); farinha de trigo (15,2%) e policloreto de vinila (11, 4%).

Exportações
Os produtos mais exportados do Acre em janeiro de 2020 foram madeira, carvão vegetal, obras de madeira, castanha-do-Brasil, milho e carnes e derivados bovinos e outros alimentos entre os quais acai.
 
Força do milho
Exportações do milho cresceram 229,7% em relação ao mesmo período do ano passado, superando as exportações de carne e derivados de bovinos, que mostraram um crescimento de apenas 10,2% no período de um ano. 

# O líder do governo na na assembleia Legislativa, deputado Gerlen Diniz (PP) reagiu de forma virulenta aos ataques do ex-senador Jorge Viana ao governo Gladson Cameli. Levando em conta a velo ditado popular de a melhor defesa é o ataque, Gerlen citou o atraso de pagamento de salário, a não conclusão da BR-364 e a pensão de ex-governador ao dizer que Jorge Viana não tem moral para criticar o atual governo.

“Cidadão que é do partido que deixou o governo sem pagar salários, que gastou dois bilhões de reais e não concluiu a BR-364 ou cidadão que vai à justiça para requerer pensão de ex-governador não tem moral para criticar o governo Gladson Cameli”, argumentou o parlamentar.

Gerlen disse ainda que o ex-governador perde uma ótima oportunidade de ficar calado. “Foi sob o julgo do PT que as facções criminosas se instalaram no Acre. Aliás, o Acre tem uma facção própria para chamar de sua, que é o B13, onde o número faz uma referência ao PT”, enfatizou.

PANORÂMICAS

# Se Jorge Viana queria sair do anonimato, conseguiu. O que ele apanhou nas redes sociais, nas últimas 24 horas é de cortar coração.
# Viana deixou claro que pretende ser candidato ao governo ou ao Senado, em 2022.
# Sedento por poder como ele é deveria ser candidato à Prefeitura de Rio Branco agora em 2020. 
# Mas duvido que ele tenha coragem de encarar a prefeita Socorro Neri (PSB) e outros candidatos.
# O PT se acostumou a fazer campanha comandando forte esquema financeira.
# A fonte secou, os patrocinadores sumiram e agora ninguém quer ser candidato pelo lado vermelho.
# Angelim fez um pedido aos demais cardeais do PT: “Não convidem para ser candidato a prefeito”.
# Marcus Alexandre não pode ser, pois seria como estivesse a disputar o terceiro mandato consecutivo.
# Além disso, está mais enrolado na Justiça do que fios de bobina.
# Pelo visto, vão ter que lançar o Dudé ou o Pelezinho.
# Pelo que ouvi de algumas lideranças do PC do B, os comunistas estão mais para apoiar a reeleição da prefeita Socorro Neri.
# Eles não querem embarcar numa aventura com os petistas. 
# Um bom dia ao amigo incomparável e inimitável Rui Birico, que foi entrevistado nesta terça-feira, tanto no Bom Dia Rio Branco quanto no Boa Noite Rio Branco e exorcizou a florestania petista.

Artigos Publicados

Agora o ano, enfim, começa pra valer!

Governador defende menos burocracia na Suframa