O Rio Branco

Hoje é 19 de Março de 2019

Apenas um declarou apoio à reforma

Por Panorama Político

15 de Março de 2019 às 08:49:18

Dos oito deputados do Acre, apenas Flaviano Melo (MDB) deixou bem claro que apoia a reforma da Previdência Social, enviada ao Congresso Nacional pelo Presidente Jair Bolsonaro (PSL),  no fim do mês passado. Os deputados federais sabem que a reforma é imprescindíveis ao Brasil, mas também têm certeza de que apoiar a matéria é um risco. Por isso, adotam silêncio sobre o assunto.

Os deputados Alan Rick (DEM) e Mara Rocha (PSDB) são, parcialmente, favoráveis. Jesus Sérgio (PDT) e  Perpétua Almeida (PCdoB) são, abertamente, contrários. Os deputado Manuel Marcos (PRB), Vanda Milani (Solidariedade) e Jéssica Sales (MDB) não são contra, nem a favor. As lideranças sindicais pressionam os paramentares para barrar a reforma na Câmara Federal.

Os três senadores acreanos: Sérgio Petecão (PSD), Marcio Bittar (MDB) e Mailza Gomes (PP) são a favor da reforma. Petecão e Bittar foram escolhidos como vice-lideres do governo no Senado Mailza, assumiu a vaga deixada por Gladson Cameli, seu colega de partido e também apoia a proposta. Em audiência com o  ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o governador Gladson Cameli garantiu apoio à reforma.

Sufocado
Prefeito de Porto Acre , Bené Damasceno (Pros) pode ter fortes dores de cabeça nos próximos dias. Três vereadores da oposição assinaram pedido de abertura de Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar denúncias de fraudes em licitações.

Pressão do vice
Bené precisa e deve romar os devidos cuidados, uma vez que o vice-prefeito Augusto Aquino, encontra-se descontente por ter sido impedido de assumir a prefeitura. Bené Viajou 15 vezes e ele assumiu o cargo apenas uma.
 
Automático
Aquino lembra que a Lei Orgânica do Município é bem clara nesse sentido. A posse do vice deve ocorrer de forma automática. O você vai mover ação judicial contra o prefeito para garantir o que ele chama de direito liquido e certo.

Em Brasília
Bené Damasceno viajou a Brasília para tratar de liberação de recursos em diversos ministérios. Segundo ele, existe uma lei, aprovada na câmara  pela qual o prefeito pode se ausentar por até 15 dias sem haver necessidade de o vice assumir.

Reunião no TCU
Governador Gladson Cameli (PP) participou,  na manhã desta quarta-feira (13), em Brasília, de  reunião no Tribunal de Contas da União (TCU) com o ministro Aroldo Cedraz.

Auxílio
No encontro, foram discutidos vários assuntos, entre os quais a liberação do Auxílio Financeiro de Fomento das Exportações (FEX). Na pauta também estava a Lei Kandir. O TCU já deixou claro que o governo federal não é mais obrigado a liberar o referido auxílio.

Cinco governadores
Também participaram do encontro os governadores do Pará (Helder Barbalho), Piauí (Wellington Dias), Mauro Mendes (MT) e Amapá (Waldez Goes). O grupo dos cinco governadores representa todos os estados que recebem o FEX.

Compensação
O FEX é uma compensação aos estados que deixaram de arrecadar de ICMS, em função das  exportações, via Lei Kandir. A lei prevê que não incidirá imposto sobre operações que destinem mercadoria ao exterior.

Debate na TV
Programa Tribuna Livre desta sexta-feira, na TV Rio Branco-SBT, vai debater a Reforma da Previdência. Serão convidados o defensor público aposentado e advogado atuante Valdir Perazzo e o presidente da CTB, José Uchôa.

Ontem à noite
O assunto também foi debatido nesta quinta-feira, no programa Boa Noite Rio Branco, na TV Rio Branco. O entrevistado foi Osvaldo Santiago, especialista em Direito Penitenciário. Ele também defende a reforma.

# Grupo de pré-candidatos a vereador, em 2020 se para escolher um partido. Na foto aparecem a ex-vereadora Graça da Baixada, o empresário Edi Celular e o o ex-vereador Ismael Muniz. Graça foi vereadora pelo PSDC e Ismael pelo PT, mas romperam com seus respectivos partidos e querem uma nova sigla. São três lideranças populares que podem fazer a diferença na disputa por vaga na Câmara de Rio Branco.

PANORÂMICAS

# Para provar a reforma da Previdência, o governo precisa, no mínimo de 308 votos.

# No momento, o governo contabiliza apenas 150 votos. 

#Por isso, vai apressar liberação de emendas para conquistar votos.

# O discurso moralista de outrora já não mais existe. O jogo a partir de agora  é bruto.

# Ou o governo cede ou não vai conseguir votas para aprovar a reforma ou qualquer outra matéria mais polêmica.

# Deputado José Bestene (PP) agradece aos que lembram de seu nome como opção para disputar a Prefeitura de Rio Branco.

# No entanto, afirma que, no momento, sua preocupação é outra.

# Bestene que ajudar o governador Gladson Cameli a resolver os principais problemas deixados pelo PT.

# Já tem imbecil tentando debitar o massacre de Suzano (SP) ao Preidnente Jair Bolsonaro por decretado posse de arma de fogo.

# Os dois bandidos responsáveis pela selvageria estavam decididos.

# Bandido sempre encontra um jeito para se armar. Portanto, só Deus impediria ação dos dois homicidas.

# Um bom dia ao secretário municipal de Educação, professor Moisés Diniz.



Confira os Últimos Artigos


Compartilhar