O Rio Branco

Hoje é 19 de Fevereiro de 2019

A importância do agronegócio

Por Panorama Político

11 de Fevereiro de 2019 às 17:52:42

Expandir o agronegócio é uma das metas do novo governo estadual. Por isso, mês passado o governador Gladson Cameli esteve em Porto Velho (RO), onde conversou com e empresários que estão dispostos a investirem no Acre e gerar emprego e renda no campo e na cidade. 

Na semana passada, o vice-governador Wesley Rocha (PSDB) esteve no paraná, precisamente em Cascavel, onde participou da Feira Show Rural Coopavel, realizada entre os dias 4 e 8 de fevereiro. O evento reuniu as maiores empresas do agronegócio nacional e internacional que apresentaram novas tecnologias para aumentar a capacidade de produção. 

Wesley Rocha estava acompanhado da deputada federal Mara Rocha (PSD-AC) e do secretário de Produção e Agronegócio, Paulo Wadt e foram recebidos pelo governador do Paraná, Ratino Junior. O impacto do agronegócio na economia nacional é algo impressionante. No momento, é a atividade que sustenta a economia do Brasil, representando 48% das exportações brasileiras. Além disso, o impacto do Produto Interno Brito (PIB) aumentou, de forma considerável, ultrapassam os 23%. 

Prioridades
Uma das prioridades do deputado José Bestene (PP) será a saúde pública. Ele foi secretário de Saúde do Estado e depois do Município e deixou marca positiva por onde passou.  

Reconsideração
Primeiro-secretário da mesa diretora do Senado, senador Sérgio Petecão (PSD-AC) sugeriu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que  reconsidere  Portaria Interministerial nº 424, de 2016, que estabelece normas relativas às transferências de recursos do governo federal aos estados e municípios.

Nossa realidade
 Sérgio Petecão reconhece que a decisão representa mudanças significativas aos convênios e contratos realizados entre a União e os entes federados, mas existem pontos conflitantes com a realidade dos municípios da região Amazônica, em especial, que envolvem os municípios acreanos.

Maior prazo
Uma das questões apresentadas pelo senador está relacionada ao parágrafo 8º, do art. 41, que determina que o convênio deva ser rescindido caso a prefeitura não consiga iniciar a obra em até 180 dias após o pagamento da parcela. Petecão defende um prazo maior.

Paciência
Novo secretário de Assuntos Estratégicos e Extraordinários, ex-deputado Ney Amorim precisará agir com muita paciência para encarar os petistas e algumas lideranças  do grupo que derrotou o PT. Uns acusam Ney de traidor e outros de aproveitador.

Recomposição
Prefeito de sena Madureira, Mazinho serafim (MDB) fará recomposição com o governador Gladson Cameli. Gladson não costuma guardar mágoas e Mazinho precisa de apoio do governo para encarar os problemas em seu município.

Difícil mesmo será a reconciliação entre o prefeito Mazinho Serafim e o deputado Gerlen Diniz (PP), novo líder do governo na Assembleia Legislativa. Os dois continuam trocando farpas. Claro que isso causa desgaste politico ao governo.

Aliança
Prefeito de Porto Acre, Bené Damasceno (Pros) é muio grato ao ex-governador Tião Viana (PT), mas costura aliança com o governador Gladson Cameli, seu ex-correligionário.  Bené foi vereador e deputado pelo PP de Cameli.

Fim do conflito
Impasse entre os empresários acreanos e o governo estadual no que diz respeito ao conteúdo do Decreto n°536 que trata das normas para cotação de licitações, chegou ao fim. As lideranças empresariais admitem que houve um equívoco. 

Nota oficial
Em nota oficial, editada nesta segunda-feira, a direção da Associação Comercial do Acre (Acisa), reconhece o erro de interpretação sobre o texto do referido decreto governamental. Admitir erro é mais que uma qualidade, é uma virtude.

# A morte do saudoso governador Edmundo Pinto (PDS-PP), ocorrida em 17 de maio de 1992, no apartamento 707 do Della Volpe Garden Hotel, no centro de São Paulo (SP) já foi tema de reportagem da série Investigação Criminal. No entanto, agora o assunto volta a ser abordado de forma mais ampla na Netflix.  

PANORÂMICAS

# Jornalismo brasileiro encontra-se de luto com a morte do âncora da TV Band e da Rádio Band News FM, jornalista Ricardo Boechat, 66 anos.
# Ele morreumorreu nesta segunda-feira, 11, vítima de  acidente aéreo.
# O Helicóptero que o jornalista estava bateu na parte dianteira de um caminhão que trafegava pelo Rodoanel, na via Anhanguera, em São Paulo.
# Senador Marcio Bittar (MDB-AC) afirma que a vinda da Lava jato ao Ace é fundamental para passar o Estado a limpo.
# Semana passada Bitta visitou o inistro da Justiça, Sérgio Moro e fez, pessoalmente, o pedido nesse sentido.
# O senador acreano estava acompanhado do ex-candidato ao governo pelo PSL, coronel-PM Ulysses Araújo.
#  Novo primeiro-secretário da mesa diretora do Senado, Senador Sérgio Petecçao (PSD-AC entrou pra historia.
# Jamais, na história do sSenado um acreano ocupou tão importante cargo.
# Além disso, calou a boa dos que afirmavam que ele servia apenas para contar piadas.   
# Aliás, depoisnde se livrar de Sarney e Calheiros, o Senado vive uma nova fase em sua história.
# Que Deus nos conceda uma semana abençoada.



Confira os Últimos Artigos


Compartilhar