O Rio Branco

Hoje é 20 de Abril de 2019

Um mês de erros e acertos

Por Panorama Político

08 de Fevereiro de 2019 às 20:37:57

Presidente Jair Bolsonaro (PSL)) completa  um mês no comando do Brasil. Em linhas gerais, o o balanço é fraco e ruim para os trabalhadores e o povo mais carente. Basta lemrar que Bolsonaro extinguiu ministérios fundamentais como o do Cultura e Trabalho.

Para combater fraudes,o novo govermo também endureceu as regras de acesso aos benefícios no Instituto Nacional de Seguridade Scial (INSS). Além disso, pdemos destacar  um grande número de polêmicas e indefinições no campo econômico.

Os problemas criados após as denúncias que envolvem seu filho, o senador  Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), fragilidade na articulação política do governo no Congresso e muitas falhas na comunicação interna aumntaram o inferno astral de Bolsonaro.

Claro que para muitos, ou melhor, pata a maioria, ao liberar a posse de armas de fogo o Presdente tomou aritude acertada, mas a decisão divide opiniões, gera polêmica e pode causar desgeaste ao governo.

A exemplo do Presidente Jair  Bolsonaro, que  completou um mês na Presidência do Brasil, o governador Gladson Cameli (PP) também, está em igual período no comando central do destino político-administrativo do Acre. O governador exige eficiência e transparência em sua gestão.

Na defesa

Deputado Gerlen Diniz (PP), novo líder do governo na Aleac, diz ter fica honrado em receber o convite do governador para exercer tão importante função. Ele foi um dos maiores críticos do governo petista, mas agora terá que deixar de jjgar no araque para atuar na defesa.

Sangue novo

Vereadores João Marcos Luz (MDB) e Sandra Asfury (PSC), empossados na manhã de sexta-feira, chegam ao Poder Legislativo Municipal cheios de sonhos e propostas. Eles substituíram, respeticamente, o deptuado Roberto Duarte Junor (MDB) e deputado federal Manoel Marco (PRB).

Inversão

Sandra Ausfury foi camdiata pelo PDT e integrava a Frente Popular do Acre. Agora, ela está no PSC, partido que não tem  nada a ver com o PT. No mínimo, Sandra se comportará de forma independente na Câmara de Rio Branco.

Inspiração

Vereador João Marcos lembra que tinha 10 anos quando o governador Edmundo Pinto foi assassinado com dois tiros de revólver, em São Paulo, na madrugado do dia 17 de maio de 1992. O vereador se inspira em Edmundo Pinto.

Não havia gestão

Secretário de Saúde, doutor Alysson Bestene afirma que, pelo que viu, ao tomar posse no cargo, não havia nenhuma gestão no sistema de saúde pública do Acre. Ele diz que nunca viu tanta irresponsabilidade.

Reunição

Novo diretor de Esporte e Lazer da Secretaria de Educação, Junior Santiago se reúne nesta terça-feira, às 8h30m, com os cronistas esportivos, em seu gabinete, no estádio Arena da Floresta – Segundo Distrito.  Ele quer trabalhar em perfeita sontonia com os jornalistas esportivos.

Expectativa

A maioria dos prefeitos vive a expectativa de  apoio junto ao governo estadual para atender parte das demandas em seus respectivos municípios. Claro que o governador vai trabalhar em parceria com todos, mas dentro das disponibilidades financeiras do Estado.

Não só museu

Novo secretário de Planejamento, Rafael Bastos, já deixou claro que o prédio do antigo Colégio Meta, que está sendo adaptado, não servirá apenas como museu. O governo vai usar muitas salas do prédio para outros fins de interesse público.

Celeridade

A posso do desembargador Francisco Djalma na preidência do Tribunal de Justiça do Acre, ocorrida na tarde desta segunda-feira, significa mais agilidade e celeridade nos processos judiciais. Ele é riograndense de nascimento, mas acreano por opção.

Afinidade

O novo presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Francisco Djalma tem afinidade com o vice-presidente, Laudivon Nogueira e com o corregedor-geral, Júnior Alberto. Os três tomaram posse na sede do Tribunal de Justiça.

Cantor

Sem mandato, o ex-senador Jorge Viana (PT) agora tem mais tempo para se dedicar à família. Não por acaso, domingo, Viana postou, nas redes sociais, um vídeo, no qual ele aparece tocando e cantando uma canção de Roberto Carlos para sua mãe, dona Sílvia, que completou 93 anos.

# Novo presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Junior (PP), eleito na tarde de sexta-feira, afirma que está preparado para o grande desafio e vai trabalhar para ajudar o governador Gladson Cameli, seu coelga de partido, a resolver osprincipais problemas do Acre.

PANORÂMICAS

#Se a bancada governista quisesse teria ocupado todos os cargos na mesa diretora da Aleac.

# Mas preferiu compor com a oposição. Por isso, PT e PC do B  gaharam espaço.

# Ao votarem contra na eleição da mesa diretora da Aleac, os vereadores Roberto Duarte e Meire Serafim legitimaram o processo.

# Já que não concordavam, deveria optar pela abstenção.

# Na verdade, taf tempo,que nçao temos disputa eleitoral na mesa diretora da Aleac.

# A última foi em fevereiro de 2002, quando o governo petista usou o camado rolo compressor.

# Prefeito de Senador Guiomard, André  Maia (PSD) continua preso, acusado de corrupção.

# Preso em dezemnro de 2018, ele pode voltar  à prefeitura, caso consiga a liberdade.

# Voce-prefeito, Hudson Costa assumiu o cargo, mas no início de janeiro renunciou ao mandato.

# Ele nçao explicou os motivos, mas segudo informações, Hudson teria sofrido ameaças.

# Na linha sucessória, o próxima era o preidente da câmara, vereador Gilson da Funerária (PP), atual prefeito.

# Depois de alguns meses inativa, a coluna Panorama Político volta ao Jornal O RIO BRANCO e agora também no site ORIOBRANCO.NET

 

 

 

 

 

 



Confira os Últimos Artigos


Compartilhar