Colunistas

PT pode lançar candidato próprio à Prefeitura de Rio Branco em 2020

Ainda não é oficial, mas o PT deverá lançar candidato próprio à Prefeitura de Rio Branco, em 2020. Além da direção nacional do partido recomendar lançamento de candidatura em todas as capitais e nas 50 maiores cidades, existem lideranças locais  defendendo a proposta por entenderem que o partido não pode e nem deve  atuar como coadjuvante, mas sim como ato principal na disputa eleitoral.

Há quatro meses, entrevistei o novo secretário-geral da Executiva Nacional do PT, Romênio Pereira e este confirmou que o partido não abre  mão  de lançar candidaturas próprias nas 50 maiores cidades brasileiras.Segundo ele, apesar do desgaste por ter vencido quatro eleições consecutivas no plano nacional, o PT tem um legado que lha assegura o direito de continuar a ser ator principal.

Se confirmar a candidatura própria, o PT deverá levar consigo o PC do B. Apesar de o partido continuar com espaço na Prefeitura de Rio Branco, uma vez que o secretário municipal de Educação é e o professor e ex-deputado Moisés Diniz, o partido, segundo informações, se sentiu desprestigiado quando o também professor e ex-vereador Marcio Batista foi substituído por Diniz.

A prefeita Socorro Nere (PSB) tem dito reiteradas vezes que só aceita conversar sobre política e eleição a partir de aneiro de 2020. Ele entende que não nada ético discutir política com tantos problemas para resolver  na prefeitura, em sua maioria, demandas de interesse da população. As no próprio PSD há quem defenda distanciamento do PT, em função do enorme desgaste que o partido sofreu, tanto em nível nacional, quanto regional.

De olho em 2022, e reconhecendo o prestigio da prefeita, o senador Sérgio Petecão, presidente regional do PSD e primeiro-secretário da mesa diretora do Senado, tem dito que Socorro Neri precisa de um partido forte que possa lhe oferecer suporte na disputa eleitoral e chegou a convidar Socorro a se filiar ao PSD. A direção do PSB defende a permanência de Socorro no partido e advogado aliança com PSD, que indicaria o vice na capa liderada por Socorro Neri.

Leve e solto

Apesar do desgaste, o PT ainda detém lastro eleitoral e estrutura partidária, mas para o candidato que disputar a Prefeitura de Rio Branco sem o apoio do referido partido, ficará mais livre, leve e solto.

Peso e dose dupla

Os petistas têm peso em dose dupla na disputa eleitoral. Peso por ser um partido ainda grande e forte militância e, ao mesmo tempo, peso pelo desgaste que sofreu nos últimos anos com  escândalos em nível nacional.

Outra perda

Ao que tudo indica, o PC do B sofrerá outra grande perda nos próximos dias. Depois do deputado Jenilson Leite e do prefeito de Bujari, Romualdo Araújo terem saído, o próximo deve ser o ex-deputado Moisés Diniz, u dos fundadores do partido no Acre.

Passeio

A nova iluminação da Estrada do Aeroporto, que na verdade é a BR-364 será celebrada hoje com passeio ciclístico.  As lâmpadas são em led, mas claras e econômicas. A concentração será no Lago do Amor, na entrada da Chácara Ipê, a partir das 18h. 

Parceria

A obra é fruto de parceria entre Prefeitura de Rio Branco, em parceria com a Energisa, grupo empresarial que controla a Eletroacre. Nove ruas e avenidas de Rio Branco serão contempladas com o novo sistema de iluminação pública.

Reuniões

Prefeita Socorro Neri se reuniu, na sexta-feira, na Amac, com lideranças comunitárias para apresentar dados parciais da Operação Verão. Na segunda-feira, o assunto foi debatido com os vereadores.

Vai continuar

A prefeita Socorro Neri garante que enquanto as condições climáticas forem favoráveis, a Operação Verão vai continuar, na cidade e no campo. Com a chegada do inverno amazônico, equipes de plantão serão mantidas para resolverem  casos emergenciais.

Livre arbítrio

Vereador João Marcos Luz (MDB), ferrenho crítico da prefeita na Câmara de Rio Branco, tem todo direito de questionar e denunciar eventuais falhas na gestão púbica. No entanto, no caso da Operação Verão, ele fala uma coisa e a população vê outra. 

Alarde sem motivo

A falta de informação muitas vezes acaba motivando conflitos, alardes e conduções de toda ordem. No caso desse assunto envolvendo possível aumento do número de vereadores em Rio Branco é uma prova viva.

Sem sentido

Se os vereadores quiserem aumentar o número de cadeiras na Câmara de Rio Branco, há amparo legal pela própria Constituição Federal. Quanto à questão financeira, o orçamento da Câmara será o mesmo. Ou seja, vai aumentar  o número de fatias e não o tamanho do bolo.

# Deputada Federal Mara Rocha (PSDB-AC) se reuniu, na tarde dessa terça-feira, , com o Senador Márcio Bittar (MDB-AC) para tratar sobre a situação dos pequenos agricultores que estão na Reserva Extrativista Chico Mendes.

Durante a reunião ficou definido que os parlamentares acreanos entrarão com o mesmo Projeto de Lei, nas duas Casas do Congresso Nacional, para modificar os limites da Resex, de forma a retirar aquelas propriedades, que já existiam antes da edição do Decreto nº 99.144/1990.

No mesmo Projeto de Lei será apresentada a modificação do Parque Nacional da Serra do Divisor, que se tornará uma Área de Proteção Ambiental, o que permitirá a sua exploração econômica.

“Muito antes da sua criação, a área que hoje compreende a Resex Chico Mendes sempre teve a presença de pequenos produtores rurais, que ali tinham suas terras regulares, já cultivavam pequenas plantações, criavam rebanhos de gado, e essas famílias não conseguem encontrar sustento nos produtos extrativistas da região e encontram barreiras para permanecer nas atividades em que sempre laboraram”, afirmou Mara Rocha.

“Precisamos encontrar uma solução para os pequenos agricultores que estão sendo perseguidos na Resex Chico Mendes e também precisamos encontrar formas de viabilizar o desenvolvimento econômico da Serra do Divisor, acredito que esse trabalho em conjunto, na Câmara e Senado, será importante para fortalecer essa luta”, ressaltou o Senador Márcio Bittar.

Os dois parlamentares buscarão agendar uma reunião da Bancada do Acre com o Presidente da República, para tentar sensibilizar a União para a urgência de se discutir a situação da Resex Chico Mendes e do Parque Nacional da Serra do Divisor.

“Estou muito feliz de ter encontrado apoio do Senador Marcio para essa luta, de forma a evitar um conflito maior naquela área”, finalizou Mara Rocha.

PANORÂMICAS

# Senador Márcio Bittar (MDB) anunciou, nesta terça-feira, 5, a vinda do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (Democratas), ao Acre dia  de dezembro.

# Em um vídeo, Davi afirma que a bancada de senadores convidou e ele aceitou vir ao Acre para visitar as obras de recuperação da BR-364.

# Alcolumbre afirma que a vinda ao Acre mostra ao governo federal que o Congresso Nacional está atento as pautas que representam investimentos importantes no interior do país.

# Ao que parece, tem gente tentando derrubar a secretária de Comunicação do Governo, jornalista Silvânia Pinheiro.

# Mas o secretário de Gabinete Civil, Ribamar Trindade foi claro e objetivo: ela é intocável.

# Além da afinidade com o projeto político-administrativo do governo, Silvânia e de inteira confiança do governador Gladson Cameli.

# Por isso, tentar derrubá-la seria pura perda de tempo. Coo bem disse Ribamar, ela não cai.

# Se o governador tivesse demitido o secretário de Agronegócio, Paulo Wadt,  há mais de 90 dias teria evitado desgaste.

# Preferiu atrito com a deputada federal Mara Rocha a demitir o secretário.

# Agora, alguns meses depois,o governo faz o que deveria ter feito há muito tempo.

# Em linhas gerais, Gladson faz bom governo, mas peca nas tomadas de decisões.  

# Um bom dia à deputada federal Vanda Milani (SD), também pré-candidata à Prefeitura de Rio Branco.

Artigos Publicados