Colunistas

Gladson avalia 2019 de forma positiva e diz que 2020 será bem melhor para todos

Antonio Muniz

Em entrevista ao programa “Fale com o Governador”, nesta segunda-feira, 2, na rádio Aldeia-FM, o  governador Gladson Cameli   (PP) afirmou que, após um ano inteiro de quitando dívidas  deixadas pelo governo petista, está otimista para 2020. Segundo ele, 2019 foi “só um ensaio. Ano que vem vai ser o ano de colocar em prática o grosso”, declarou.

Cameli afirmou que  burocracia tem atrapalhado muito a vida do gestor, mas com força de vontade encontrará soluções aos maiores problemas. A execução de obras, principalmente na zona rural, será uma de suas emergências para o próximo ano. “Após um ano pagando dívida, acredito que será um ano melhor”, previu o governador.

Ms apesar de ainda pagar contas deixadas pelos petistas, o governador diz que fecha 2019 com “chave de ouro”. “Com todas as dificuldades, administrando centavos, fizemos convênios com todas as prefeituras do Acre, coisa que não acontecia há muito tempo”. Em 2020 o governo pretende ajudar muito mais as prefeituras, sem levar em conta a ideologia politico ou bandeira partidária dos prefeitos.

Gladson  Cameli garante que não quer mais saber de gabinete. “Quero ir para a rua, atender o povo, fiscalizar as obras. Vou para cima. Ainda vou levar minha fita métrica que eu tenho desde que eu era engenheiro, para saber se o asfalto é de qualidade. Vou ser um fiscal”, avisou. Ele diz que irá se reuni com todos os empresários que prestam serviço ao governo para exigir que todos só “peguem obras que irão dar conta”, para não atrasar a entrega das obras.

Cartel na Sesacre

Ainda nos primeiros dias de governo, Gladson Cameli afirmou que desconfiara da permanência de suposto cartel dentro da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre). Por isso, foi criticado por alguns servidores por revelar possíveis esquemas poderiam atrapalhar o bom funcionamento do sistema de saúde.

Entregou ao Moro

Cameli prometeu acionar as instituições capacitadas para investigar a situação. Nesta segunda-feira, dia 2, ele afirmou que, durante a visita do ministro da Justiça, Sérgio Moro ao Acre, entregou relatório apontando a problemática a ser averiguada.

Não só da Saúde

Não foi só da saúde, mas de outras áreas também, como a segurança. Segundo o governador, o relatório é um demonstrativo de como estão as ‘entranhas’ da saúde no Acre e quais os maiores entraves encontrados.

Irritação

O governador  voltou a se irritar com as constantes reclamações da população quanto à espera por cirurgias e atendimentos na rede pública de saúde. Ele aproveitou para falar sobre o relatório entregue ao ministro Moro.

Falta boa vontade

“É por isso que fico revoltado. Se tem uma coisa que tem me ‘perturbado’ é a saúde. Que negócio é esse que as coisas não andam? Não é dinheiro o problema, é só falta de boa vontade”, retrucou.

É mais embaixo

Cameli afirmou, ainda, que não tem mais como culpar o secretário de Saúde, pois o problema é “mais embaixo”. “É uma rede que precisa estar conectada, mas é tudo confusão, melindre”, pontuou.

Mudança na Fundhacre

Governo estadual publicou na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), desta segunda-feira, 2, nova alteração na direção da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac).

Novo diretor

O cargo era ocupado por Odicleia Câmara da Costa, demitida em julho. O novo diretor  é Antônio Aurisérgio de Menezes Oliveira.

Aurisério assume a vaga deixada por Jander Rubem Ferreira. Aurisério, anteriormente, atuava como Diretor Executivo no  Deracre.

Ato público

Centenas de estudantes do Colégio Acreano, na zona central da capital, se reuniram em frente ao Palácio Rio Branco na manhã desta segunda-feira, 02, para pedir explicações sobre suposta retirada do médio da instituição.

Pressão surtiu efeito

A decisão teria sido tomada sem consentimento da escola e faria parte de um reordenamento da rede estadual de educação. O governador Gladson Cameli  garantiu aos estudantes que a decisçao da Secretaria de uão terá efeito. O ensino médio continuará normalmente.

#  Presidente regional do PSDB, deputada federal Mara sonha em ver o partido governando o Acre e como protagonista nas eleições municipais de 2020.  Em Conferencia realizada na amanhã de sábado, 30, na Livraria Paim, o partido confirmou a pré-candidatura do professor Monoru Kinpara à Prefeitura e Rio Branco, em 2020.

“Nosso PSDB será protagonista na capital, nosso PSDB ainda vai governar esse Estado. Hoje somos vice, mas vamos ser protagonistas no governo do Estado”, disse a parlamentar durante discurso na manhã deste sábado, 30, no Congresso Estadual do PSDB, na Livraria Paim, no Centro de Rio Branco.

A deputada fez vários elogios ao irmão, o vice-governador Wherles Rocha. Para ela, Rocha sempre se manteve firme como opositor ao PT e foi protagonista no embate que resultou na derrota do Partido dos Trabalhadores no Acre.

PANORÂMICAS

# Sem acordo entre governo e oposição, a novela da LDO-2020 continua.

# A parada será decidida nesta quarta-feira, no plenário do Tribunal de Justiça.

# Diretora do Colégio Acreano, a escola publica mais famosa do Acre, professora  Rose Costa, ex-vereadora, conseguiu mobilizar estudantes em defesa da instituição.

#  A Secretaria de Educação, em consultar a escola nem o governador anunciou o fim do ensino médio na escola.

# Os estudantes foram às ruas, protestaram e atingiram seus objetivos.

# O governador garantiu que tudo continuará como antes, sem nenhuma alteração.

# Voz por outra a Secretaria de Educação, ainda repleta de petistas, faz o que poemos chamar de "gol contra" ou "fogo amigo".  

# Enquanto o governador não usar a caneta azul para fazer uma limpeza geral nos vermelhos da Educação, vai continuar a conviver com cenas desagradáveis.

# Se os estudantes tivessem reagido  quando o governo do PT anunciou o fim do ensino médio na Escola Neutel Maia, teria ocorrido o mesmo.

# Como  ninguém teve coragem para se manifestar contra, uma das mais tradicionais escolas de Rio Branco, virou apenas uma escola de  ensino fundamental.

# Ex-prefeita de Sena Madureira, Toinha Vieira (PSDB), não é mais a mesma liderança de outrora, mas pode atrapalhar a reeleição do prefeito Mazinho serafim (MDB). 

# Um bom dia aos empresários Fábio e Suzy Andrade, proprietários da Maple Bear Rio Branco, uma das melhores escolas bilíngue do mundo, que na seta-feira promoveu noite de autógrafos, no Palácio do Comércio.

Artigos Publicados