O Rio Branco

Hoje é 23 de Outubro de 2017

PESQUISA

Por Opinião OFF

31 de Março de 2017 às 09:46:51

SEGURANÇA # A Prefeitura de Rio Branco promoveu nesta quinta-feira, 30, a primeira reunião em 2017 do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), cuja organização e estruturação está regulamentada pelo decreto 708, de 2 de março de 2017. A vice-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, é a presidente do GGIM e o tenente Nélio Anastácio é o secretário-executivo e todas as secretarias e órgãos da PMRB participam.

O encontro, ocorrido no auditório da PMRB/Centro, reuniu secretários e gestores do município e do Governo do Estado, como o secretário-adjunto de Segurança Pública, Vanderlei Thomas. Nos últimos anos, o Município passou a ter um maior destaque nos debates sobre segurança publica e prevenção da violência.

CONDENADO # O deputado federal cassado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi condenado nesta quinta-feira (30) a 15 anos e quatro meses de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. A decisão é do juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância. Cunha está preso desde 19 de outubro do ano passado no âmbito da Lava Jato e, atualmente, está no Complexo Médico  

Após denúncia do MPF (Ministério Público Federal), o ex-deputado recebeu condenação por corrupção passiva por conta de solicitação e recebimento de vantagem indevida no contrato de exploração de petróleo em Benin; três condenações  por lavagem de dinheiro; e 14 por evasão de divisas. Essa é a primeira condenação do peemedebista na Lava Jato.  

PESQUISA # O Acre é o Estado com maior número de mortes por causa mal definida no Brasil, mostra um estudo dos médicos Carolina Cândida da Cunha, Renato Teixeira e Elisabeth França, da universidade Federal de Minas Gerais. Entre os Estados, o percentual de CMD (causa mal definida) variou de 1,5% no Distrito Federal a 19,9% no Acre.

Utilizando a sigla CMD, os pesquisadores avaliaram o registro de óbitos em todo o Brasil ao longo do ano de 2010 e, depois de anos fazendo acompanhamentos, divulgaram o artigo “Avaliação da investigação de óbitos por causas mal definidas no Brasil em 2010” nesta última semana de março na plataforma científica Scielo.

SEGUE O PROTESTO # Índios de várias tribos do Acre e Sul do Amazonas seguem acampados desde o começo da semana na sede do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (Dsai) do Alto Purus, localizada na Rua Rio de Janeiro, em Rio Branco, para protestar contra a precariedade no atendimento da unidade. Eles querem a saída do chefe do Dsai, Sergio Oliveira.

O Dsai funciona como uma secretária de saúde dedicada exclusivamente ao povos indígenas. Os índios dizem que “tudo continua parado” desde que Oliveira, que é indicação política do deputado Flaviano Melo, assumiu o cargo. Ele não foi encontrado para comentar a situação.

DESTAQUE # A Câmara de Vereadores de Rio Branco homenageia na manhã desta quinta-feira, 30, várias mulheres de destaque em diferentes setores da sociedade acreana. Entre as homenageadas no Prêmio Mulher Destaque estão a vice-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri; a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Denise Bonfim; a defensora pública Roberta Caminha; e dona Guajarina, moradora no bairro 06 de Agosto, conhecida por sua atuação no movimento social.

 

 

 



Confira os Últimos Artigos


Compartilhar