O Rio Branco

Hoje é 22 de Maio de 2018

Inauguração

Por Opinião OFF

13 de Março de 2018 às 09:36:22

INAUGURAÇÃO # O governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), da Fundação de Tecnologia (Funtac) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), inaugura nesta terça-feira, 13, a sede do Centro Vocacional Tecnológico do Bambu (CVT Bambu), localizado na Rua das Acácias, nº 279, Distrito Industrial.

A iniciativa é parte de convênio entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e governo do Acre, de um total de R$ 2.593.473,29. Desse valor, R$ 200.659,68 foi destinado apenas para a edificação do local.

COMO FUNCIONARÁ # Com o espaço externo todo construído a partir do Bambu, o CVT será uma espécie de nascedouro do desenvolvimento do uso da planta no Acre. O local será voltado para capacitação, qualificação profissional e inserção de grupo ou indivíduos no mercado de trabalho.

O projeto CVT Bambu tem gestão integrada pelas instituições públicas de tecnologia do Estado, e conta com a parceria da Universidade Federal do Acre (Ufac), Sebrae, Associação de Manejadores de Madeira (Assimanejo) e Instituto Federal do Acre (Ifac).

TEMAS DELICADOS # Prioridade do Congresso Nacional este ano, os projetos na área de segurança devem dominar a pauta da semana. No Senado, entre as três propostas que estão prontas para votação na terça-feira (13) no plenário está o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 8/2016, que endurece de um terço à metade o tempo da prisão, a pena por feminicídio nos casos em que esse crime for praticado em descumprimento de medida protetiva de urgência prevista na Lei Maria da Penha.

Se o delito for praticado contra pessoa com doença degenerativa limitante ou que cause vulnerabilidade física ou mental, ou se for cometido na presença física ou virtual de descendente ou de ascendente da vítima, a pena também será aumentada. Hoje, o Código Penal estabelece que pena básica de reclusão para o feminicídio pode variar de 12 anos a 30 anos, sem considerar eventuais agravantes.

OUTRAS PAUTAS # Na Câmara dos Deputados, o presidente Rodrigo Maia confirmou nesta segunda-feira (12) que pretende votar esta semana o projeto que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

O objetivo do projeto é integrar e tornar mais eficaz a ação dos órgãos de segurança e defesa social. O eixo central da proposta é promover a integração entre os órgãos policiais para que os entes federados compartilhem informações com o Ministério da Segurança Pública.

 

 

 



Confira os Últimos Artigos


Compartilhar