Colunistas

44 anos de sucesso (ABBA)

Essa é para os fãs do ABBA, assim como eu....

ABBA foi um grupo sueco de música pop rock, integrado por Benny Andersson, Anni-Frid "Frida" Lyngstad, Björn Ulvaeus e Agnetha Fältskog, ativo em 1972-1982. O nome "ABBA" é um acrônimo formado pelas primeiras letras de cada membro (Agnetha, Björn, Benny, Anni-Frid).

O quarteto formou-se em Estocolmo em 1972, mas só tiveram fama internacional depois de vencerem a edição de 1974 do Festival Eurovisão da Canção. Desde então, o ABBA ganhou popularidade empregando ritmos cativantes em suas canções, com letras simples e um som único, caracterizado pela harmonia das vozes femininas e da técnica wall of sound, efeito criado pelo produtor musical Phil Spector. Björn e Agnetha casaram-se meses antes da formação do quarteto, enquanto Benny e Frida casaram-se apenas em 1978; os quatro lidaram com obrigações artísticas ao mesmo tempo que se ocupavam com as suas novas famílias. As suas gravações tiveram um impacto comercial, facto que levou o grupo a tornar-se o mais bem sucedido da gravadora Universal Music Group, e ser a banda que mais vendeu discos nos anos 1970.

O ABBA foi o primeiro grupo pop europeu a fazer sucesso em países anglófonos fora da Europa, principalmente na Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Canadá, Brasil e, em menor proporção, nos Estados Unidos. No entanto, no auge de sua popularidade, os dois casamentos foram dissolvidos e essas mudanças se refletiram em sua música, escrevendo letras mais profundas com um estilo musical diferente. O grupo experimentou um declínio comercial que provocou a decisão do fim do grupo, de modo que em dezembro de 1982 ocorria a última aparição do quarteto. Depois de um tempo fora do interesse público, na década de 1990 foram lançados vários álbuns de compilação que possibilitaram o retorno do grupo ao topo das paradas.

Atualmente, o ABBA é considerado um dos grupos de maior sucesso do mundo, com vendas estimadas entre 180 e 400 milhões em todo o mundo. Suas canções foram interpretadas por vários artistas, além de serem a base do musical Mamma Mia!. O grupo é um ícone no seu país de origem, bem como uma figura importante na expansão da europop. Sua popularidade abriu as portas para outros grupos do mesmo gênero, fato que culminou na entrada do grupo para o Rock and Roll Hall of Fame.

Vamos conferir os principais sucessos do ABBA

“Waterloo” 1974 primeiro sucesso do ABBA 

 

MAMA MIA  1975

"Mamma Mia" foi escrita na casa de Agnetha Fältskog e Björn Ulvaeus, e foi a última faixa gravada para o álbum ABBA1.

A letra fala sobre uma mulher que constantemente se decepciona com o seu parceiro infiel, mas que continua perdoando-o de qualquer maneira.

Sua gravação ocorreu em 12 de março de 1975 no estúdio Metronome e foi incluída no álbum como a faixa número 1.

 O som característico no início da canção é a marimba.

 

Filme MAMA MIA 

Mamma Mia! virou um filme musical em 2008, adaptação ao cinema da peça musical homónima, dirigido por Phyllida Lloyd e escrito por Benny Andersson e Björn Ulvaeus. A peça foi criada uma década antes por Catherine Johnson. Tanto o filme como o musical foram baseados nas canções do grupo pop sueco ABBA.

Meryl Streep, no papel de Donna Sheridan, é a protagonista do musical. Pierce Brosnan, Colin Firth e Stellan Skarsgård desempenham o papel de três homens que procuram saber qual deles é o pai da filha de Donna, Sophie, papel interpretado por Amanda Seyfried.

O filme foi rodado na ilha grega de Escíatos, nas Espórades.

Trecho do filme

 

Dancing Queen 1976

“Dancing Queen" foi gravada pela banda sueca ABBA em 1975 e lançada em 1976   estreou durante as celebrações do casamento do rei Carlos XVI Gustavo da Suécia e Silvia Sommerlath, Após o lançamento, a canção atingiu o topo das paradas na Europa, África e Oceania em abril de 1977, além de se tornar o primeiro número um do grupo na Billboard Hot 100, é considerada a canção mais conhecida do grupo e vários críticos a identificam como uma das melhores em seu gênero.

 

Money, Money, Money 1976

Money, Money, Money foi lançada pelo grupo ABBA em 1976, seguindo o sucesso de Dancing Quen. A canção foi composta por Björn Ulvaeus e Benny Andersson, e adaptada para a voz de Anni-Frid Lyngstad.

O vídeo de "Money, Money, Money" foi inspirado no filme Cabaret, mostrando Frida usando um chapéu típico da década de 1920. O vídeo varia de sua presença determinada realidade durante os versos, as sequências de sonho sobre o dinheiro e a boa vida no refrão. O diretor do vídeo, Lasse Hallström, reconheceu mais tarde "Money, Money, Money", como o melhor vídeo ABBA que ele já dirigiu.

 

Voulez-Vous · 1979

 

ABBA - The Winner Takes It All (1980)

O segundo single do grupo ABBA mais conhecido The Winner Takes It All, foi lançado em 1980 e dirigido pelo cineasta Lasse Hallström. O clipe mostra uma mulher abandonada e solitária.

O vocal fica com Agnetha Fältskog. Escrita por Björn Ulvaeus que revelou abertamente que a letra foi inspirada na sua separação com Agnetha que havia ocorrido no natal em 1978. Ele revelou também que a música foi escrita em uma hora com uma garrafa de uísque em cima da mesa.

 

ABBA - The Day Before You Came 1981( música Preferida desta colunista)

"The Day Before You Came" Foi  originalmente lançado em 1982 , foi a gravação final ABBA; no entanto, não era a sua última música a ser lançado: o próximo single foi "Under Attack", também incluído no álbum.

 

 

O que é bom merece bis...

Última música gravada pelo ABBA

Under Attack 1982

Nossa coluna mostra para você agora o que aconteceu com os integrantes do famoso grupo. Confira:

Anni-Frid Synni Lyngstad (Frida) (70 anos)

10

Frida seguiu com a carreira musical. Em 2013, ela ajudou a organizar a abertura do museu ABBA em Estocolmo. Segundo ela, o objetivo da abertura do museu era “deixar o ABBA descansar de uma vez por todas”. Em 2015, Frida lançou o single “1895”. A cantora está com 70 anos de idade e lançou 5 álbuns solo durante sua carreira musical.

Göran Bror Benny Andersson (Benny) (69 anos)

11

Após o término do ABBA, Björn e Benny continuaram a parceria de décadas. Começaram a escrever em 1983 o musical Chess, juntamente com o letrista Tim Rice (Jesus Cristo Superstar, Cats, Evita, etc). Um álbum foi lançado em meados de 1984 e em maio de 1986 o musical estréia no teatro West End, de Londres.

Foi um grande sucesso na Europa, mas quando apresentado nos Estados Unidos, foi praticamente ignorado, realizando uma temporada curta na Broadway. De qualquer forma, o musical acabou deixando nas paradas de mundo inteiro o hit “One Night In Bangkok”, cantando por Murray Head.

Atualmente Benny Andersson realiza pequenas apresentações com sua orquestra e/ou com seus amigos flautistas do Orsa Spelman. Mora em Estocolmo, com sua esposa Mona, e sempre que pode, participa das estreias do musical que ajudou a produzir: o Mama Mia!. O cantor e produtor está com 69 anos e lançou 8 álbuns e 3 musicais.

Björn Ulvaeus (71 anos)

12

Björn e Benny se dedicaram à composição de musicais, como Chess, Kristina från Duvemåla e Mamma Mia!, sucessos de público e crítica. Björn se casou novamente em 1980, tendo mais duas filhas. Atualmente vive em Estocolmo, gerenciando as apresentações de seus musicais. Ele aparece em uma pequena ponta, no filme Mamma Mia!, vestido como um deus grego nos créditos finais do filme.

Björn tem-se envolvido profundamente com musical Mamma Mia!, musical este baseado em canções do ABBA. O show abriu em Londres e Inglaterra em abril de 1999, e, desde então tem sido um grande sucesso. O musical Mamma Mia! foi transformado em um filme, que estreou em julho de 2008. O cantor está com 71 anos de idade.

Agnetha Fältskog (66 anos)

13

Em 1983, Agnetha lança seu primeiro álbum em inglês, chamado “Wrap Your Arms Around Me”, que vendeu, apenas na Suécia, 320 mil cópias. Este disco foi produzido pelo produtor australiano Mike Chapman. Também foi seu primeiro disco lançado após sua separação do ABBA. Ela também apareceu num filme sueco chamado ‘Raskenstam’, ainda em 1983, e cantou no mesmo ano a música “It’s So Nice to Be Rich” (português: É tão bom ser rico) como música-tema de um outro filme chamado ‘P&B’.

Agnetha se afastou da mídia e da vida pública. Dizia não escutar mais música, muito menos as do ABBA, sendo até comparada com a atriz Greta Garbo, pois as pessoas raramente a viam. Foram anos de reclusão da vida pública. Ela aceitou gravar, em 1999, uma pequena entrevista, e algumas imagens dela caminhando por Estocolmo, para o documentário The Winner Takes It all – A História do ABBA.

Atualmente, Agnetha vive em um subúrbio calmo de Estocolmo em sua fazenda, junto de sua filha, seu genro e três netos. Em 2004 a cantora voltou aos holofotes com o retorno de sua carreira musical. Seu último disco foi lançado em 2013 intitulado “A”. Ela está com 66 anos de idade e lançou 5 álbuns pós-ABBA.

Artigos Publicados

Novo- 14 de junho

Confira nosso novo formato

Próxima sexta-feira ,07

Em breve!

Invenções mais inúteis que feriado no domingo