O Rio Branco

Hoje é 19 de Abril de 2019

Hábitos que prejudicam sua saúde

Por Neucimar Taveira

10 de Abril de 2019 às 15:16:17

Você come bem. Se exercita. Dorme cedo. De modo geral, dedica-se ao máximo a cuidar da própria saúde. Se deseja viver uma vida longa e produtiva, manter em dia todos os cuidados é absolutamente vital. Mas você sabia que alguns poucos maus costumes podem arruinar todo o seu esforço? Sem mais delongas, a seguir reunimos 50 práticas que podem afetar negativamente sua qualidade de vida.

Beber bebidas açucaradas

Você aprecia o sabor refrescante de um refrigerante gelado? É uma tristeza, mas as bebidas açucaradas podem ser um dos hábitos mais nocivos para sua saúde. Pesquisa da Sociedade Americana de Nefrologiasugere que as bebidas gaseificadas e com adição de açúcar podem estar associadas a um maior risco de desenvolver doenças renais. Não é melhor tomar só uma aguinha?

Slide 2 de 51: Você aprecia o sabor refrescante de um refrigerante gelado? É uma tristeza, mas as bebidas açucaradas podem ser um dos hábitos mais nocivos para sua saúde. Pesquisa da Sociedade Americana de Nefrologia sugere que as bebidas gaseificadas e com adição de açúcar podem estar associadas a um maior risco de desenvolver doenças renais. Não é melhor tomar só uma aguinha?

Perder peso e engordar de novo

Entrar em forma pode ser muito sofrido. No entanto, se você é fã de dietas da moda pode acabar se dando mal. Pesquisa da Sociedade Americana do Coração sugere que as dietas ioiô podem estar ligadas a um maior risco de doença cardíaca em mulheres. Manter o equilíbrio na alimentação e se exercitar é a única forma de chegar ao sucesso.

Slide 4 de 51: Entrar em forma pode ser muito sofrido. No entanto, se você é fã de dietas da moda pode acabar se dando mal. Pesquisa da Sociedade Americana do Coração sugere que as dietas ioiô podem estar ligadas a um maior risco de doença cardíaca em mulheres. Manter o equilíbrio na alimentação e se exercitar é a única forma de chegar ao sucesso.

Fazer boquinhas à noite

Quando a noite avança e você está relaxado, pode se sentir tentado a ir até o refrigerador e apanhar um lanche. Ao mesmo tempo que comer tarde pode não parecer nada de outro mundo, pesquisa doDepartamento de Ciências da Saúde da Universidade do Arizona sugere que a prática pode levar à obesidade e diabetes no longo prazo. Tente evitar comer depois do jantar.

Slide 6 de 51: Quando a noite avança e você está relaxado, pode se sentir tentado a ir até o refrigerador e apanhar um lanche. Ao mesmo tempo que comer tarde pode não parecer nada de outro mundo, pesquisa do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade do Arizona sugere que a prática pode levar à obesidade e diabetes no longo prazo. Tente evitar comer depois do jantar.

Comer galinha frita

Comer fritura pode ser uma delícia, mas você deve considerar o efeito negativo que tem na sua saúde. Pesquisa do British Medical Journal sugere que comer muita comida frita pode levar a um maior risco de problemas cardiovasculares, alguns tipos de câncer e até mesmo ao óbito precoce. Cortar óleos vegetais pode ser um passo muito inteligente e saudável.

Slide 7 de 51: Comer fritura pode ser uma delícia, mas você deve considerar o efeito negativo que tem na sua saúde. Pesquisa do British Medical Journal sugere que comer muita comida frita pode levar a um maior risco de problemas cardiovasculares, alguns tipos de câncer e até mesmo ao óbito precoce. Cortar óleos vegetais pode ser um passo muito inteligente e saudável.

Ver muita TV

Você é do tipo que passa horas ligado na tela? Se não perde nada da programação do seu canal preferido, temos más notícias. Um estudo da Universidade Americana de Cardiologia descobriu que assistir muita TV está associado a índices mais altos de pressão sanguínea e diabetes. Apertar o “off” e sair um pouco fará toda a diferença.

Slide 8 de 51: Você é do tipo que passa horas ligado na tela? Se não perde nada da programação do seu canal preferido, temos más notícias. Um estudo da Universidade Americana de Cardiologia descobriu que assistir muita TV está associado a índices mais altos de pressão sanguínea e diabetes. Apertar o “off” e sair um pouco fará toda a diferença.

Não tomar café da manhã

Você para um pouco para fazer a refeição mais importante do dia? O mesmo estudo da Universidade Americana de Cardiologia mencionado anteriormente sugere que pular o café da manhã pode estar associado a doenças cardíacas. Os especialistas aconselham as pessoas a ingerirem um desjejum rico em nutrientes como parte de um estilo de vida saudável e equilibrado.

Slide 9 de 51: Você para um pouco para fazer a refeição mais importante do dia? O mesmo estudo da Universidade Americana de Cardiologia mencionado anteriormente sugere que pular o café da manhã pode estar associado a doenças cardíacas. Os especialistas aconselham as pessoas a ingerirem um desjejum rico em nutrientes como parte de um estilo de vida saudável e equilibrado.

Ficar o dia inteiro sentado

Se você tem um emprego de escritório, seu coração pode correr risco. Permanecer o dia inteiro sentado é um dos maus hábitos mais comuns dos tempos modernos. Pesquisa da Universidade da Califórnia sugere que o costume está associado a uma deterioração das funções cerebrais, além de maior risco de doença cardíaca e diabetes.

Slide 10 de 51: Se você tem um emprego de escritório, seu coração pode correr risco. Permanecer o dia inteiro sentado é um dos maus hábitos mais comuns dos tempos modernos. Pesquisa da Universidade da Califórnia sugere que o costume está associado a uma deterioração das funções cerebrais, além de maior risco de doença cardíaca e diabetes.

Beber água de garrafas plásticas

A maioria de nós não pensa duas vezes antes de beber água de garrafas plásticas. Assustadoramente, uma pesquisa da Universidade de Cincinnati sugere que tais garrafas liberam substâncias químicas potencialmente danosas quando entram em contato com líquido fervente. Desta maneira, reaproveitar recipientes plásticos lavando com água quente pode ser bastante perigoso.

Slide 12 de 51: A maioria de nós não pensa duas vezes antes de beber água de garrafas plásticas. Assustadoramente, uma pesquisa da Universidade de Cincinnati sugere que tais garrafas liberam substâncias químicas potencialmente danosas quando entram em contato com líquido fervente. Desta maneira, reaproveitar recipientes plásticos lavando com água quente pode ser bastante perigoso.

Viver com sono atrasado

Você dorme o suficiente? Perder apenas 30 minutos de sono por noite pode levar ao ganho de peso e a uma maior dificuldade de controlar o índice glicêmico no sangue, segundo um relatório da Sociedade Endócrina. Se você tem dificuldade de descansar tanto quanto precisa, mudar a rotina antes de se recolher pode ser uma excelente forma de começar.

Slide 15 de 51: Você dorme o suficiente? Perder apenas 30 minutos de sono por noite pode levar ao ganho de peso e a uma maior dificuldade de controlar o índice glicêmico no sangue, segundo um relatório da Sociedade Endócrina. Se você tem dificuldade de descansar tanto quanto precisa, mudar a rotina antes de se recolher pode ser uma excelente forma de começar.

Fazer as unhas

Quando você quer cuidar de si, ir ao instituto de beleza mais próximo pode parecer excelente ideia. No entanto, relatório da Rutgers University descobriu que pode haver o risco de intoxicação por substâncias químicas nestes lugares. Especialistas dizem que as substâncias podem estar ligadas a um maior risco de doenças dermatológicas e micoses em quem frequenta salões.

Slide 17 de 51: Quando você quer cuidar de si, ir ao instituto de beleza mais próximo pode parecer excelente ideia. No entanto, relatório da Rutgers University descobriu que pode haver o risco de intoxicação por substâncias químicas nestes lugares. Especialistas dizem que as substâncias podem estar ligadas a um maior risco de doenças dermatológicas e micoses em quem frequenta salões.

Comer correndo

Se você leva um estilo de vida agitado, encontrar um momento para comer de maneira calma e decente pode ser difícil. No entanto, engolir uma refeição apressada seguramente é um hábito do qual devemos fugir. Um estudo da Sociedade Europeia de Endocrinologia descobriu que consumir a comida muito rápido pode aumentar a tendência de desenvolver diabetes.

Slide 21 de 51: Se você leva um estilo de vida agitado, encontrar um momento para comer de maneira calma e decente pode ser difícil. No entanto, engolir uma refeição apressada seguramente é um hábito do qual devemos fugir. Um estudo da Sociedade Europeia de Endocrinologia descobriu que consumir a comida muito rápido pode aumentar a tendência de desenvolver diabetes.

Não passar fio dental

Higiene bucal não é brincadeira. Se você não mantém uma rotina decente de limpeza dos seus dentes, é hora de melhorar. Pesquisa da Sociedade Americana de Periodontia sugere que gengivas doentes podem afetar a saúde pulmonar. Não cuidar de dentes e gengivas pode aumentar o risco de desenvolver enfermidades nos pulmões, como a bronquite e a pneumonia.

Slide 25 de 51: Higiene bucal não é brincadeira. Se você não mantém uma rotina decente de limpeza dos seus dentes, é hora de melhorar. Pesquisa da Sociedade Americana de Periodontia sugere que gengivas doentes podem afetar a saúde pulmonar. Não cuidar de dentes e gengivas pode aumentar o risco de desenvolver enfermidades nos pulmões, como a bronquite e a pneumonia.

Usar fones de ouvido

Amantes de música precisam tomar muito cuidado—ouvir música alta nos fones de ouvido pode ser muito perigoso. Um relatório da Universidade do Estado de Utah sugere que o exagero no volume dos fones durante muito tempo pode levar à perda da audição. Se você deseja minimizar este risco, a saída é limitar o uso e ser moderado no volume.

Slide 26 de 51: Amantes de música precisam tomar muito cuidado—ouvir música alta nos fones de ouvido pode ser muito perigoso. Um relatório da Universidade do Estado de Utah sugere que o exagero no volume dos fones durante muito tempo pode levar à perda da audição. Se você deseja minimizar este risco, a saída é limitar o uso e ser moderado no volume.

Olhar demais para telas

A chegada dos smartphones mudou completamente nossa forma de viver. Se você passa tempo demais olhando para as telas dos aparelhos, seja o celular ou o computador, é melhor fazer pausas periódicas. Pesquisa da Academia Americana de Medicina do Sono sugere que o exagero na exposição às telas pode levar à insônia e depressão entre os jovens.

Slide 27 de 51: A chegada dos smartphones mudou completamente nossa forma de viver. Se você passa tempo demais olhando para as telas dos aparelhos, seja o celular ou o computador, é melhor fazer pausas periódicas. Pesquisa da Academia Americana de Medicina do Sono sugere que o exagero na exposição às telas pode levar à insônia e depressão entre os jovens.

Não tomar iogurte

Vontade de comer algo doce depois da refeição? Comer um iogurte natural de sobremesa é sucesso garantido. Ingerir iogurte regularmente diminui o risco de desenvolver problemas cardíacos no longo prazo, segundo pesquisa publicada no Diário Americano da Hipertensão. O laticínio também pode ajudar a melhorar outros aspectos, incluindo hipertensão, diabetes e resistência à insulina.

Slide 35 de 51: Vontade de comer algo doce depois da refeição? Comer um iogurte natural de sobremesa é sucesso garantido. Ingerir iogurte regularmente diminui o risco de desenvolver problemas cardíacos no longo prazo, segundo pesquisa publicada no Diário Americano da Hipertensão. O laticínio também pode ajudar a melhorar outros aspectos, incluindo hipertensão, diabetes e resistência à insulina.

Excesso de redes sociais

As redes sociais são parte da vida moderna. Mas qual é a medida do excesso? Se você passa a maior parte do tempo online no Instagram ou no Facebook, pode ser uma boa ideia moderar o uso. Um estudo da Universidade da Pensilvânia indica que passar tempo demais nestes sites pode levar ao aumento da solidão e de quadros depressivos.

Slide 44 de 51: As redes sociais são parte da vida moderna. Mas qual é a medida do excesso? Se você passa a maior parte do tempo online no Instagram ou no Facebook, pode ser uma boa ideia moderar o uso. Um estudo da Universidade da Pensilvânia indica que passar tempo demais nestes sites pode levar ao aumento da solidão e de quadros depressivos.

 

 

 

 

Espresso



Confira os Últimos Artigos


Compartilhar