O Rio Branco

Hoje é 24 de Abril de 2018

Precipitada

Por Artigo do Narciso

16 de Abril de 2018 às 10:49:58

Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho impar.  Carlos Drummond de Andrade.        

A “igualdade”, entre as pessoas só poderia existir se lhes fossem roubado, de cada uma delas, a sua própria “liberdade”, esta sim, à luz da cidadania, um valor bem mais importante. Johann Goethe já dizia: “legisladores ou revolucionários que prometem simultaneamente a igualdade e a liberdade são sonhadores ou charlatães. Não menos preciso foi o inesquecível Rui Barbosa quando disse: “a regra da igualdade não consiste senão em aquinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam”. Vamos ao que interessa;

         Discordo da prisão do ex-presidente Lula, por razões ainda mais absurdas, e por sê-las escancaradamente absurdas, só a aceita aqueles que se encontram movidos pelo ódio, pela vingança, pela inveja, pela disputa pelo poder e por outras motivações ainda mais detestáveis. Por ser dono do tal trilex o ex-presidente Lula jamais deveria ser preso. 

.        Entretanto, naquilo que favorecesse à sua prisão, tudo se tornaria válido e verdadeiro, até porque, ainda que não fosse, a nossa grande imprensa, em particular, o Grupo Globo de Comunicações se encarregava de enfiar goela abaixo da nossa sociedade tudo que pudesse levá-lo a prisão. Infelizmente, Joseph Goebbels, ministro da propaganda da Alemanha Nazista legou para nossa humanidade a maldita lição: “uma mentira repetida mil vezes se torna verdade”. 

.        Do comportamento do Grupo Globo de Comunicação e do seu demolidor exército de jornalistas, todos trabalhando em ordem unida, já havia resultado o impeachment da presidente Dilma Rousseff, o destroço do governo do presidente Michel Temer. Antes, o dever de casa já havia sido concluído, qual seja: a desmoralização da nossa classe política. De tal desmoralização resultou o acovardamento do nosso Congresso Nacional, até porque, se acovardado não estivesse, o Grupo Globo jamais deteria o monopólio dos nossos meios de comunicação, isto sim, a maior e mais grave ameaça a nossa democracia. Que o sucessor do Presidente Michel Temer vá logo se preparando, até porque, seja ele quem for e a que partido pertencer, seu principal desafio não será com as nossas reformas constitucionais, e sim, como será o seu relacionamento com – João, José e Roberto – justamente, os herdeiros de Roberto Marinho.

         Se o ex-presidente Lula cometeu crimes que mereça mofar, e até morrer na cadeia, nada a ver. Entretanto, discordo com a condenação que lhes fora imposta, tendo como objeto do crime um apartamento que mais se assemelha a uma quitinete. Decerto, nenhum corretor do nosso mercado imobiliário ousaria apresentá-lo como um triplex. 

         Se o referido apartamento, recuso-me chamá-la de triplex, continua em nome da Construtora OAS, se o ex-presidente Lula sequer por dia,  esteve na sua posse, se nem o próprio delator, Léo Pinheiro, diretor da OAS, na tentativa de minorar suas penas, detinha em suas secretas e empoeiradas gavetas um contrato de compra e venda que o vinculasse ao ex-presidente Lula, e o mais importante, se a própria OAS o havia hipotecado a CEF-Caixa Econômica Federal para garantir uma de suas dívidas, convenhamos, não existe a prova do crime que o condenou.

         Por fim: do que resultará da prisão do ex-presidente Lula só o tempo dirá, até porque, quando passar a fúria punitiva que tomou conta do nosso país, a verdade surgirá.

 



Confira os Últimos Artigos


Compartilhar