Colunistas

Relatório da Sejusp não refletem a realidade da violência no Acre

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou nesta quinta-feira, 15, relatório do número de roubo, furto e tentativas de homicídios. Pelos dados, os casos de roubo registrados em 2019 apesentam redução de  6, 44% em relação ao mesmo período no ano passado. Em 2018, foram 4.053 roubos registrados entre janeiro e agosto, enquanto que neste ano foram 3.792.

Ainda segundo o relatório, os crimes de natureza de furto também reduziram conforme o órgão. A baixa apresentada é de 25,28%, uma vez que, em 2018, houve 1.879 casos registrados e em 2019 somente 1.404. O mesmo ocorreu em relação a tentativas de homicídios. O gráfico aponta que foram registradas 293 tentativas em 2018 e 200 neste ano, o que representa redução de 31,74%.

Não estou a contestar os números apresentados pelo governo e tampouco o comparativo em relação ao mesmo período de 2018, pois estes são incontestáveis. No entanto, a redução dos números da violência, exceto os homicídios, precisam e devem ser analisada de forma mais profunda e realista. Afinal, há enorme diferença entre o que ocorre de fato e o que é registrado.      

Como exemplo vou citar ocaso de um cidadão que teve uma motocicleta roubado e no mesmo instante foi à Delegacia e registrou queixa.  Alguns messes depois, teve um carro também roubado de uma oficina. Mesmo desmotivado, pelo fato de a motocicleta não ter sido recuperada, ele foi voltou à delegacia, mas desta feita, não consegui, sequer, registrar queixa. Muitas vítimas de furto, arrombamento ou assalto,  não registram mais queixas. Por isso, os números, nem sempre refletem a realidade.

Expectativa

Empresários vivem a expectativa da liberação de R$ 320 milhões para conclusão de obras inacabadas no Acre. Se as empresa de construção civil não forem contempladas diretamente, ao menos setores da indústria e comércio serão.

Apenas um

Governo prometeu exonerar alguns secretários que exercem cargos importantes na gestão estadual, logo após a Expoacre-2029, mas por enquanto, foi exonerado apenas o diretor do Pronto Socorro, médico Welber Lima

Odiada

O ódio dos sorvedores da Sesacre, em relação à secretária Mônica Feres aumenta a cada dia. Nunca vi nada igual, nem mesmo o advogado Cassiano Marques conseguiu ser tão odiada quanto ela.

 Sem clima

Mônica Fres pode até ser boa gestora, mas diante da situação que ela mesma criou, não há mais clima para desenvolver suas habilidades como . Ela que seria solução, virou mais um problema.

Mudança no Incra

Advogado Sérgio Bayum é o novo superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Acre. A nomeação dele foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feria, 14.

Mara Rocha

Filiado ao PSDB, Sérgio Bayum foi indicado pela deputada federal Mara Rocha, a nova presidente regional do partido. Funcionário antigo do Incra, Bayum saiu para organizar a Controladoria Geral da União (CGU).

Trajetória

Além de conhecer bem o Incra e a controladoria Geral da União, Ségio Bayum também, foi procurador jurídico da Companhia de Habitação do Acre (Cohab-AC) e chefe da Divisão Jurídica da extinta Secretaria de Desenvolvimento Agrário (DAS).

Filosofia

Hoje, sexta-feira, 16 de agosto, é o dia do filósofo. Para comemorar a data, a Academia Acreana de Filosofia, em parceria com a Ufac e outras instituições, oferecem café da manhã aos amantes da mão de todas as ciências. O evento será às 8h, no Teatro Hélio Melo - entro.

Café filosófico

Além do café da manhã, às 8, no Teatro Hélio Melo, haverá outra programação à tarde.  Teremos, às 16h, na Livraria Paim, também no centro, o café filosófico e palestra que será proferida pelo advogado e professor Sanderson Moura.

Empolgado

Prefeito de Epitaciolândia, João Flores (PSB) encontra-se empolgado em relaçao à nona edição do Circuito Country e Terceira Feira de Negócios serão realizadas de 30 de agosto a 1º de setembro.

# O Dia do Filósofo em Rio Branco começou a ser comemorado com café da manhã, no Teatro Hélio Melo, na avenida Brasil - Centro e vai terminar à tarde, com palestra No salão nobre da Livraria Paim.  A presidente da Academia Acreana de Filosofia (Acaf), professora Peregrina Souza afirma que os dois eventos têm como objetivo interagir e celebrar a data, utilizando a Filosofia, como centro de debates e difundir os conhecimentos sobre a temática. E também oferecer uma abordagem filosófica na atualidade, evidenciando o valor da Filosofia no nosso dia a dia. A palestra será  proferida pelo professor, advogado e filósofo Sanderson Moura, sob o tema: “A Filosofia como Espiritualidade Laica”.

PANORÂMICAS

# O Acre é um dos 10 estados do Brasil onde o desemprego caiu, comparados os dados de maio, junho e julho, com os três primeiros meses de 2019.

#  Os dados foram revelados  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 15.

# A variação no Acre foi a maior do país, e o número de desempregados caiu de 18 para 13,6% da população.

# Claro que os números no estado são impulsionados pela chegada do verão amazônico, onde o setor da construção civil, um dos mais importantes na geração de empregos no Acre, cresce nesta época do ano.

# Ao mesmo tempo, as maiores quedas no número de desempregados foi registrado na Região Norte. Liderados pelo Acre, aparecem na sequência os estados do Amapá e de Rondônia.

# Presidente da Câmara Municipal de Brasiléia, vereador Rogério Pontes (MDB), reeleito para o cargo no início desse ano, é um parceiro fiel da prefeitura, mesmo sendo do MDB e a prefeita Fernanda Assem sendo do PT.

# A prefeita também mantém excelente relação com o governador Gladson Cameli (PP).

# Não por acaso, ela já teria sido convidada a ingressar no PP.

# O PP ganhará, nos próximo dias, mais três prefeitos: Bené Damasceno (Porto Acre); Ederaldo Caetano (Acrelândia) e João Flores (Epitaciolândia).

# Na verdade, eles apenas vão retornar ao partido de origem.  Bené foi eleito pelo Pros; Ederaldo e Flores pelo PSB.

# Um bom dia os filósofos e estudantes de filosofia, que ontem viveram um dia de festa.

Artigos Publicados

Em nota, governo tenta tapar sol com peneira

A prefeita e o candidato do governador

Senador é criticado por algo que deveria ser elogiado