Colunistas

Senador é criticado por algo que deveria ser elogiado

Em junho deste ano, o defensor público aposentado e advogado atuante Valdir Perazzo escreveu artigo sob o título: “As críticas ao senador Marcio Bittar”. No qual lembra que os críticos do senador apresentam apenas dois supostos argumentos para atacar o ilustre parlamentar, hoje o político acreano melhor articulado juto às autoridades da República. Não por acaso, acompanhou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em visita ao Acre, com importantíssima agenda ambiental e é amigo pessoal do presidente Jair Bolsonaro. 

Um dos supostos argumentos, é de que o nobre senador  fez parte de um grupo liberal no Whatsapp, quando passou a fazer transição de uma posição de esquerda, que não negava, para uma posição liberal conservadora, que assumiu publicamente em sua campanha. Não triste mudar de ideia, triste é não ter ideia pra mudar. Além disso, não é incoerência mudar de opinião. Na verdade, incoerência é defender um tese até o fim, mesmo ciente de que está completamente equivocado.

A exemplo do doutor Perazzo eu também ironizo esse tipo de críticas e argumentos sem menor fundamento. Na verdade, acabam fazendo um elogio ao senador. Marcio Bittar teve coragem e, ao esmo tempo, humildade pra mudar, ou melhor, evoluir, avançar, progredir. Só quem não muda é quem tem ideia fixa. E as ideias fixas é coisa de louco.

Perazzo lembra que Bittar assimilou de tal forma as ideias liberais conservadoras que teve uma vitória consagradora contra seu principal adversário da esquerda. Ninguém acreditava em sua vitória, poucos meses antes da eleição. Seu discurso foi de tal forma eloquente, que convenceu o povo do Acre. Só convence quem consegue transmitir confiança e sinceridade. Portanto, a suposta crítica, no fundo, revela um sentimento pouco elevado, em relação a um político de talento, que teve sucesso.

O articulista lembra que o segundo suposto argumento, é de que Márcio Bittar não é um "ambientalista". Estaria conspirando contra a Amazônia, por defender o agronegócio. Por essa crítica infundada, o Senador merece os nossos aplausos. O ambientalismo defendido pela esquerda acriana, é um atestado do fracasso dessa política equivocada. Percebam o que o Ministro Ricardo Salles viu no Rio Acre, recebendo dejetos de 9 cidades, sem qualquer tratamento, depois de vinte anos de governo do PT?! O ambientalismo é uma ideologia de esquerda. Comunista. Portanto, uma contradição. Só os países capitalistas têm compromisso com o meio ambiente.

Dom Bertrand, príncipe francês, em seu livro "Psicose Ambientalista", diz: "A ecologia radical - qualificada como religião ecológica por cientistas sérios e renomados - desencadeou uma psicose ambientalista. Sob o pretexto de salvar a natureza, ela viola gravemente o direito de propriedade, cerceia a produção agropecuária e impõe limites ao legítimo progresso econômico de todas camadas da população". Bittar está a sofrer duras criticas pelo que merece ser elogiado. Aliás, o povo acriano já o elogiou, conferindo-lhe um mandato popular de senador. Uma honraria que conferida a pouquíssimos.

Sabatina

Secretário de Educação, professor Mauro Sérgio foi sabatinado na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta quarta-feira, 12. Ele atendeu convite da mesa diretora, que atendeu requerimento apresentado pelo líder do PC do B, deputado Edvaldo Magalhães.

Problemas na EJA

Mauro Sérgio destacou a importância da Educação de  Jovens e Adultos (EJA) e explicou ), mas também enfatizou suas mudanças programáticas devido o modelo de ensino ser semestral.

Evasão

Segundo o secretário, em no início de 2019, mais de 19 mil alunos estavam matriculados neste módulo, porém no segundo semestre,, apenas 12 mil se mostraram interessados em continuar os estudos.

Readequação

Com menos alunos em sala de aula, o governo foi obrigado a fazer readequações no número de professores, mas o secretário garantiu que a Secretaria de Educação está a fazer  esforço para reaproveitar esses profissionais em outros módulos de ensino.

Inverdade

Ao responder pergunta do deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), o secretário afirmou que não procede a informação de que mais de mil professores foram demitidos. Na verdade, segundo ele, foram apenas 135 - 110 no interior e 23 na capital.

Na Alemanha

Governador Gladson Cameli (Progressistas) visitou na manhã desta quinta-feira, 12, uma visita de intercâmbio tecnológico a uma das maiores fábricas do mundo se equipamentos para Bombeiros.

No facebook

"À convite dos executivos Roberto Fontes e Ralf Hortensteiner, realizamos na manhã desta quinta-feira (12) a visita de intercâmbio tecnológico numa das maiores fábricas de carro de bombeiros do mundo, a Magirus Experience Center, em Ulm, na Alemanha”, escreveu Cameli, em sua página no Facebook..

Caminhões

Juntamente com o comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Carlos Batista, Capitão Marcos Coutinho, cel. Carlos Negreiros, cel. Amarildo Camargo e o Chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade, conhecemos os caminhões modelos APT Auto bomba tanque 4X4 e a Auto Escada Mecânica - AEM, de 42 metros.

Reconhecimento

Procurador Oswaldo D’Albuquerque Lima, do Ministério Público do Acre, teve seu nome aprovado, na moite de quarta-feira, no Senado,  para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), colegiado do qual só participam apenas três representantes dos MPs estaduais de todo o país.

Nomeação

O próximo passo é a nomeação pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).Oswaldo Lima recebeu 50 votos favoráveis e dois contrários. Ele é, desde 1994, membro do MPAC, onde já exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça, por dois mandatos consecutivos.

Trajetória

Promovido a procurador de Justiça em 2002, Oswaldo Lima Já foi corregedor-geral do MP-AC, presidiu o Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, e compôs o colegiado nacional do CNPG.

# Prefeito de Senador Guiomard - a 25 km de Rio Branco, odontólogo André Maia (PSD), 40 anos, voltou a exercer o cargo na ma hã desta quinta-feira,após oito meses afastado acusado de corrupção. Reempossado na Câmara Municipal, Maia foi a pé pelas ruas até à sede da prefeitura, sendo seguido por uma multidão que o aclamava. Estava acompanhado do governador em exercício, Wherles Rocha (PSDB), do ex-deputado e pastor Jairo Carvalho, de vereadores e de assessores do senador Sérgio Petecão (PSD-AC) , partido pelo qual  foi eleito.

André Maia afirmou que foi vítima de uma trama política de um grupo que, segundo ele, governou o município por 20 anos e que não se conformou com sua eleição, em 2016. “Durante dois anos, este grupo, inconformado com a nossa vitória, tramou minha queda e conseguiu, porque eles foram tão hábeis que enganam promotores de justiça, delegado de polícia e até mesmo a Justiça. Mas a verdadeira justiça, enfim, está sendo feita”, disse o prefeito. Ele afirma que vai concluir o mandato e disputar a reeleição. “É muito cedo para tomar qualquer decisão, mas este deve ser o caminho. Eu estou na política por entender que este é um meio de fazer o bem às pessoas e isso eu quero continuar fazendo”, acrescentou.

PANORÂMICAS

Deputado Roberto Duarte (MDB) e ex-deputado federal Marfisa Petecão (PSD). Eis a capa dos sonos do MDB para disputar a prefeitura de Rio Branco, e, 2020.

# A revelação é do presidente regional do partido, deputado federal Flaviano melo.

# Apesar da idade e saúde debilitada, o o coronel-PM Hildebrando Pascoal foi mandado de volta para o presídio de Segurança Máxima.

# O Ministério Público alegou não ter sido ouvido na decisão que colocou o ex-militar em prisão domiciliar.

# Por isso, Pascoal vai aguardar o tramite do pedido de prisão domiciliar recolhido.

#  Ao voltar ao Acre na próxima semana, após uma boa temporada  na Europa precisamente na Alemanha, o governador vai ter que tomar algumas decisões.

# Uma delas é em relação aos rumos da Sesacre. Se ele demitir o secretário de Saúde, coronel Jorge Resende resolverá um grande problema.

#Afinal, além da secretária Mônica Feres  ser odiada pelos servidores, a coronelização  foi um desastre para o governo.

# Mas como os servidores estão a exigir a demissão do coronel, se o governo ceder ás pressões,  ficaria ainda mais vulnerável, pois a moda pode pegar.

# Já disse várias vezes e repito: esses problemas na Sesacre foram criados pelo próprio governo ao importar gente que não conhece o Acre, nem nossa gente.

# Um bom dia à Prefeita Socorro Neri (PSB), que na tarde desta sexta-feira vai inaugurar mais uma campo de futebol com grama sintética, desta feita no Conjunto Tucumã, com recursos próprios e de emenda liberada pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC).

 

Artigos Publicados