Colunistas

Bingo!

.                         
.                              A burocracia alimenta a corrupção. Simples assim ela cria dificuldades em troca de facilidades.   
Em boa hora, o governador Gladson Cameli se disse pronto e preparado para dar um chega prá lá na burocracia do seu governo. E ainda acentuou: vou enfrentá-la como uma missão.

Ao assim se posicionar, por certo, o governador Gladson Cameli já havia percebido o quanto a burocracia, para além da necessariamente indispensável, poderia se transformar no cupim que ameaçaria corroer o  seu governo. 

Para melhor compreensão: ser contra a burocracia não é ser a favor da libertinagem, afinal de contas, tudo que diz respeito à gestão pública carece ser tratado com zelo. Reporto-me aos exageros de determinados servidores públicos, e eles existem em abundância, e de caso pensado, criam toda sorte de dificuldades na intenção de obter facilidades. No limite, buscam chifres em cabeças de cavalos.

Uma gestão que prima pela burocracia jamais será exitosa. Na melhor das hipóteses caminhará num ritmo do tipo: “stop and go”, posto que, no que depender de um burocrata ranheta, primeiro ele, depois os outros. Primeiro ele, depois o governo a quem deveria servir. 

Infelizmente, o Estado jurídico/policial, justamente o que ora vivenciamos, atende os interesses dos burocratas, isto porque, em razão dele, tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas, tornam-se presas fáceis às suas exigências, por mais absurdas que sejam.  

Entre os pensadores que melhor souberam condenar a burocracia, dois deles, assim a definira: 01 - “burocracia é arte de converter o fácil em difícil através de argumentos inúteis”. Honoré de Balzac, assim a definiu: “a burocracia é uma máquina gigantesca manejada por pigmeus”. 

Voltando ao compromisso/missão do governador Gladson Cameli, por certo, já deve ter chegado aos seus ouvidos à acusação que mais vinha pesando contra a sua gestão, e de forma um tanto quanto generalizada, qual seja: o Acre está parado, nada anda e nada prospera. 

Detectada a causa, a tal burocracia, para que seus efeitos cessem, restará ao governador Gladson Cameli se desfazer dos burocratas que estão criando dificuldades as suas ações. Do contrário, as coisas não andam, afinal de contas a burocracia, além de teimosa vicia aos quem dela se aproveita. 

Artigos Publicados

Por qué no te callas?

Ser Juiz

Lula livre ou Moro preso?

Estilo Bolsonaro

Educação