net-prf-enem_13-02-2014
 
 
 
 
You are here: Acre Prefeitura de Rio Branco lança concurso de Desenho Infantil com o tema Legislação Ambiental
 
 

Prefeitura de Rio Branco lança concurso de Desenho Infantil com o tema Legislação Ambiental

 
marcus_alexandreO objetivo do concurso é mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar  

O concurso foi lançado nesta terça feira pelo prefeito Marcus Alexandre, vice-prefeito e secretário de Educação, Márcio Batista

Os alunos das escolas municipais Álvaro Vieira da Rocha e Anice Dib Jatene, vão participar da 1ª edição do Concurso de Desenho Infantil, com a temática legislação ambiental promovido pela prefeitura de Rio Branco por meio da secretaria Municipal de Meio Ambiente. O concurso foi lançado nesta terça feira pelo prefeito Marcus Alexandre, vice-prefeito e secretário de Educação, Márcio Batista e a secretária de Meio Ambiente, Silvia Brilhante, na escola Álvaro Rocha, onde também estavam os alunos da Anice Dib Jatene.    

O objetivo do concurso é mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar quanto à necessidade de assegurar a preservação e conservação das riquezas naturais. “O concurso pode ser um bom instrumento no processo de sensibilização e conscientização do aluno para a adoção de valores e atitudes que garantam a qualidade de vida presente e futura”, relata Silvia Brilhante, que cita ainda que no próximo ano os alunos de todas as escolas da rede municipal farão parte do concurso. 

Para o prefeito Marcus Alexandre, a iniciativa deve se refletir também fora da escola, na medida em que os estudantes levam a mensagem de preservação ambiental para suas casas e comunidades. “Essas crianças vão aprender e ensinar sobre a legislação ambiental e vão pode dizer para os pais que, por exemplo, é proibido fazer queimadas ou jogar lixo nas ruas. Eles serão multiplicadores”.
 
O vice-prefeito Márcio Batista, lembra que as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente, desenvolvem ações e disponibilizam equipamentos, como as ecotecas, que reforçam a educação ambiental. As ecotecas são espaços nas escolas que têm mobiliários especiais e que contam com um acervo audiovisual especializado em meio ambiente para crianças do primeiro segmento do ensino fundamental.

Preservação ambiental
 
Espalhar a ideia da preservação ambiental é justamente o objetivo da estudante Ketlim Camila dos Santos, de 9 anos. Ela diz que vai fazer um desenho que retrate os cuidados que cada pessoa deve ter para preservar a riqueza das florestas e rios e vai incentivar os pais, irmãos e vizinhos para que todos se tornem “defensores da natureza”.
 
As diretoras das duas escolas relatam que o concurso fortalece as ações já desenvolvidas nas instituições de ensino. Na Álvaro Rocha, segundo a diretora Francilene Lima, desde 2006, são realizadas campanhas de recolhimento de garrafas pet na comunidade, que são doadas para pessoas que trabalham com a reciclagem. “Já juntamos mais de uma tonelada de pet”.  Na Escola Anice Dib Jatene, a diretora Maria da Conceição, relata que todo o lixo é separado e que a parte orgânica vira adubo utilizado nas plantas da própria escola. “Também incentivamos a economia de água na escola e nas casas dos alunos”.
 
Para a realização do concurso a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou a capacitação do corpo docente das escolas envolvidas. Os temas trabalhados foram poluição sonora, queimadas urbanas, lançamento de esgoto sem tratamento em rios e/ou igarapés, disposição inadequada de lixo, poluição visual, desmatamento, poluição da água (rios e igarapés), coleta seletiva, caça predatória e unidades de conservação.
 
Premiação e Cartilha
 
As premiações serão oficialmente entregues no dia 05 de setembro no evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os primeiros colocados irão receber jogos ambientais e medalhas e todos os participantes ganharão diplomas. Os desenhos dos estudantes das duas escolas vão ilustrar uma cartilha ambiental que será lançada nas próprias escolas municipais. “Vocês vão ver seus desenhos em cartilhas que servirão para ensinar a todos sobre a responsabilidade e o cuidado com a natureza”, relata o prefeito Marcus Alexandre.




Veja também:


Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
 
 
 
 
 
  • Opinião


Foto Antonio MunizAntonio Muniz

Panorama

Foto de Mathias NaganumaMathias Naganuma

Crônicas

Foto Narciso MendesNarciso Mendes

Artigos