net-prf-enem_13-02-2014
 
 
 
 
You are here: Acre Mais 300 vagas em creches até abril
 
 

Mais 300 vagas em creches até abril

crian__as_na_crecheEm Rio Branco, especialmente os loteamentos e conjuntos habitacionais onde vivem famílias do CADÚnico serão contemplados com as dez novas creches (FOTO: MARCOS VICENTTI)

A medida faz parte das ações dos 100 primeiros dias da gestão de Marcus Alexandre. Serão atendidas crianças de 2 e 3 anos

Pelo menos 300 novas vagas serão abertas nas creches comunitárias e  conveniadas da Prefeitura de Rio Branco até o próximo mês de abril, anunciou nesta segunda-feira, 7, o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Márcio Batista. A medida faz parte das ações dos 100 primeiros dias da gestão de Marcus Alexandre. Serão atendidas crianças de 2 e 3 anos.  Rio Branco possui rede de 10 creches públicas e 2 conveniadas, mantidas por organizações da sociedade civil. Esse número será sistematicamente ampliado nos próximos anos.

A proposta do prefeito é abrir, ao longo dos quatro anos de mandato, 5.000 novas vagas nas creches e pré-escola com apoio do programa Brasil Carinhoso criado pela Presidenta Dilma Rousseff. Levando-se em conta que já em 2014 a Secretaria Municipal de Educação (Seme) ofertará 1.000 vagas em creches e 650 na pré-escola –e somando as vagas abertas nestes 100 dias –Marcus Alexandre terá cumprido um terço do compromisso estabelecido em seu plano de governo. 

A Presidenta Dilma Rousseff anunciou no dia 13 de Maio de 2012  o novo programa do Governo Federal chamado de Brasil Carinhoso, que tem o objetivo central de beneficiar em torno de 2 milhões de famílias que tenham crianças de até 6 anos em sua formação. O programa Brasil Carinhoso integra o Bolsa Família, e visa atender famílias que se encontram em extrema pobreza, que chegam a somar 50% do total de pessoas que se encontram nessa situação de extrema pobreza, cuja renda mensal geralmente é inferior a R$ 70,00 reais.

Em Rio Branco, especialmente os loteamentos e conjuntos habitacionais onde vivem famílias do CADÚnico serão contemplados com as dez novas creches:  Loteamento Andirá, no Parque dos Sabiás, Loteamento Aroeira,  no  Ilson Ribeiro 2;  Loteamento Cabreúva,  bairro  Plácido de Castro;  Loteamento Jenipapo, Estrada  Jarbas Passarinho; Loteamento Jequitibá,  no  Portal da Amazônia;  Loteamento Juárez Távora;   Loteamento Novo Eldorado,  no São Francisco; Loteamento Rosa Linda 3; Centro Jacamin, no São Francisco;  Loteamento Vale do Carandá, bairro  João Eduardo 2.

Matrículas - As matrículas na rede escolar serão acompanhadas pelas equipes da Seme, que neste ano, segundo Márcio Batista, irá se aproximar ainda mais das escolas e da comunidade para detectar problemas e apontar soluções ao processo. “Vamos fazer divulgação e uma ação muito presencial”, resumiu o secretário, anunciando para esta quarta-feira, 9, o início das visitas às escolas e do diálogo com as comunidades avaliando a procura e a oferta de vagas. Através do Regime de Colaboração entre Prefeitura de Rio Branco e Governo do Acre –política  pouco vista no País – a Seme deverá admitir  novos alunos  ou redistribuir vagas nas redes municipal e estadual visando assegurar com que todas as crianças e jovens tenham acesso aos estudos. “Os pais podem ficar tranquilos”, afirmou Batista.

 




Veja também:


Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
 
 
 
 
 
  • Opinião


Foto Antonio MunizAntonio Muniz

Panorama

Foto de Mathias NaganumaMathias Naganuma

Crônicas

Foto Narciso MendesNarciso Mendes

Artigos